quarta-feira, 20 de julho de 2011

O primeiro monumento a Ruy Barbosa erigido no Brasil

 Dr. Alfredo Marques

O curso de Direito que o Dr. Alfredo Marques fez em São Paulo foi cheio de peripécias e durou 10 anos. Ainda estudante, ele conheceu Ruy Barbosa e ficou encantado  com a inteligência deste grande político e escritor brasileiro. A admiração do Dr. Alfredo era tamanha que, ao retornar à Santa Rita, já formado, ele tratou logo de batalhar para erigir um busto em sua homenagem.

A inauguração

Por perceber que Ruy Barbosa era um grande exemplo ao povo santarritense, quando iniciou seus trabalhos por aqui, Doutor Alfredo custeou quase sozinho o busto que, durante muitas décadas, ornamentou a praça do antigo “Clube Santarritense”. Sua inauguração aconteceu no dia 21 de maio de 1924 e não se tem notícia de outro busto em sua homenagem inaugurado antes desta data em qualquer parte do mundo.
A seguir, o trecho de uma notícia sobre a inauguração do monumento:

Santa Rita do Sapucaí, que vem há anos cultuando o saber, é a primeira cidade a render uma homenagem póstuma a Rui Barbosa, ao erigir um busto em praça pública no dia 21 de maio de 1924. Na ocasião, discursou o Juiz de Direito da Comarca Dr. Amphilóquio do Amaral e estiveram presentes na solenidade o Sr. Bispo Diocesano Otávio Chagas de Miranda. A iniciativa deve-se a um grupo de advogados e comerciantes santarritenses.

O autor da obra

Tal como o busto do Cel. Joaquim Inácio, que até hoje está presente na Praça Santa Rita, o busto de Ruy Barbosa também é obra do arquiteto Agostinho Audízio que aqui residiu por longo tempo. Antes disso, o mesmo artista havia construído também o antigo frontispício da Igreja Matriz.
Tentativas de remoção

Na década de 30, a prefeitura tentou retirar a obra da praça para que pudesse reformar o local. Essa notícia causou um grande ressentimento do Dr. Alfredo Marques e mereceu destaque no Jornal “O Correio do Sul” através da seguinte nota:

Ao que nos consta, a prefeitura local, no louvável intuito de dotar a cidade de logradouros modernos e decentes, vai promover o remodelamento completo da Praça Cel. Joaquim Ribeiro, retirando dali o acanhado jardim e adaptando-a para o estacionamento de autos. Essa medida, que não terá senão aplausos ao nosso dirigente, dará um aspecto inteiramente novo àquela praça, onde estão situados o majestoso “Club Santarritense” e a sede dos Democráticos, prestes a ser reformada. Com o remodelamento daquele logradouro, é óbvio que não poderá permanecer ali a herma que a admiração dos santarritenses erigiu a Ruy Barbosa, e que representa o culto de nossos habitantes pela sabedoria e pela cultura.

Assim, seria uma idéia digna de estudo a que propomos, que consiste na remoção do busto de Ruy para o pátio de uma de nossas casas de ensino onde, além de representar o gênio, a sabedoria e o amor ao estudo, será um incentivo à mocidade e um convite tácito à cultura. Queremos crer que essa idéia será bem aceita pelo honrado senhor Frederico de Paula Cunha, prefeito da cidade pois, para favorecer a estética urbana, será uma ótima aquisição para o educandário que se escolher para a localização do singelo mas elegante monumento.
(20 de março de 1938)
 Vandalismo

Segundo nos contaram alguns santarritenses, o monumento passou por uma série de atos promovidos por vândalos. Em um deles, um homem chegou de cavalo, laçou o busto pelo pescoço e o derrubou no chão. Esse crime causou uma série de avarias no busto, que já vinha sofrendo desgastes pela ação do tempo e falta de conservação.

A retirada

Depois de muita polêmica, a obra permaneceu no local de origem e resistiu às alterações do local até o início da década de 90, quando as casas da praça foram demolidas e o espaço foi remodelado.

Onde anda o monumento?

Hoje em dia, o busto de Ruy Barbosa acaba de passar por um processo de restauração e está sob a guarda da Maçonaria, até que sua base seja refeita e o momumento encontre um local definitivo. Desde que foi retirado da praça, a base do monumento passou por diversos locais de armazenamento e encontra-se hoje abandonada nas dependências do Cempaac, em péssimas condições.

Esta matéria é um oferecimento de:

2 comentários:

  1. Olá, veja minha postagem em http://www.emporiodenoticias.com/2011/07/o-monumento-ruy-barbosa.html#comments , talvez você saiba quem é ou foi "Lafaiete Paduan"...

    Grato, abraço.
    Guilherme.
    guilhermedicin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Perdão, este é o link correto:

    http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/ford-t-1922-brazopolense.html

    ResponderExcluir