terça-feira, 6 de maio de 2014

Um talento genial, entre as montanhas do Grotão

Senhor Guerzoni e a casa de pau a pique onde funcionam suas invenções.
Entre as montanhas do bairro Grotão, localizado a mais ou menos 20 minutos de Santa Rita, na zona rural de Cachoeira de Minas, vive um homem de olhos azuis intensos e longas barbas brancas, que chama a atenção pela incrível capacidade de transformar os recursos da natureza em obras absolutamente geniais. Na entrada de sua propriedade, uma frase pintada com tinta vermelha, em uma placa sobre o chiqueiro, dava o tom do que veríamos a seguir:  “Recanto Encantado”. 
O homem do campo demonstra grande entusiasmo enquanto conta como tudo começou.
Senhor Guerzoni, como é conhecido, nos recepcionou sem hora marcada, como se fôssemos velhos amigos. Ao seu redor, netos e netas brincavam à vontade no terreiro, enquanto esposa e filha realizavam alguns trabalhos domésticos. 
Roda D'água faz girar diversos aparelhos.
O homem gesticulava muito e seus olhos pareciam saltar das órbitas enquanto contava com entusiasmo como tudo começou. “Eu me casei em 1975 e não tinha luz elétrica. Depois de três meses no escuro, resolvi comprar um dínamo de bicicleta para iluminar a casa. Minha mulher dizia que eu estava louco, mas eu não dava ouvidos. Com os 16 volts que criei utilizando o dínamo e uma roda de fusca, movimentada pela água, produzi eletricidade suficiente para funcionar um radinho, iluminar o quarto e a cozinha.”
Máquina de lavar roupas movimentada por um sistema de polias e correias.
Em 1981, Guerzoni montou uma roda d’água de madeira para melhorar a iluminação. No ano seguinte, instalou um novo projeto que funciona há 32 anos para dar vida ao rádio de pilhas e ativar o autofalante que colocou dentro de uma velha cabaça. “Eu não sei o que é pagar conta de luz.” – conta o homem de 64 anos.
Cabaça foi utilizada como caixa acústica.
Senhor Guerzoni demonstra o funcionamento de sua roda d'água.
Local apelidado por um vistante de "Buracão Encantado".
O sistema criado por Guerzoni Sebastião (ou Sebastião Guerzoni, como foi batizado por recusa do padre em escrever o contrário) é genial. Um encanamento envia a água do córrego treze metros morro abaixo sob uma casa de pau a pique. Na base, uma roda d’água debaixo de uma placa com os dizeres “Buracão Encantado” gira com intensidade e movimenta um sistema de correias que volta para a oficina e faz funcionar uma série de equipamentos. Tudo o que Guerzoni precisa fazer é utilizar uma espécie de corda para paralisar a roda, colocar uma correia no equipamento e botá-lo de novo para funcionar. Existe um mecanismo para ligar o liquidificador, outro para transformar o milho em fubá e até um sistema para movimentar a máquina de lavar roupas. “Meu tanquinho lava dois cobertores ao mesmo tempo” – conta orgulhoso. Quando não está produzindo farinha de milho ou o fubá vendido em Cachoeira de Minas, as polias da usininha giram para movimentar o gerador que produz energia suficiente para ativar as 10 lâmpadas, ligar a televisão, o aparelho de som e outros utensílios domésticos, tudo ao mesmo tempo. Outra invenção que já se encontra em funcionamento é um sistema para movimentar quatro monjolos, simultaneamente. “Ainda há quatro coisas que pretendo fazer: Um engenhinho de cana, um debulhador de milho, quero produzir farinha de mandioca e fazer uma eletrola funcionar, na velocidade certa, através de um sistema de polias.”
Correia movimenta todos os equipamentos e gera energia elétrica.
Senhor Guerzoni demonstra como funciona um sistema para movimentar 4 monjolos, simultaneamente.
Nos tempos em que a possibilidade de apagão colocou os brasileiros em pânico, emissoras como Rede Globo e Record estiveram no “Sítio da Usininha” para conhecer a única casa que não corria o risco de ficar no breu. Na Semana seguinte, dois engenheiros foram atraídos pela reportagem e um deles disse: “Eu não sei fazer algo assim. Qual é a sua escolaridade?”. Guerzoni respondeu: “Tenho até o terceiro ano de roça. A diferença é que o senhor faz no papel e eu na prática.”
Televisão funciona perfeitamente, graças à sua usininha.
Após demonstrar como a sua usina portátil funcionava, fomos convidados a conhecer a residência de Guerzoni e ficamos admirados com o que vimos. Havia um sistema de cordas que permitia ligar e desligar a roda d’água e controlar o fornecimento de energia elétrica, sem sair da cama. “Eu controlo a intensidade da luz, olha só...” E a lâmpada tinha a sua luminosidade aumentada ou reduzida, de acordo com o seu comando.
Deitado em sua cama, Guerzoni controla a roda d'água e a intensidade luminosa das lâmpadas.
Ao lado da televisão, com uma imagem perfeita, um voltímetro marcava pouco mais de 110 volts. “Um dia, faltou energia em Cachoeira e eu brinquei com a minha esposa. Tá vendo? Me chamou de louco e hoje, a cidade inteira está no escuro e você é a única que pode assistir TV.”
Senhor Guerzoni vive da produção do Fubá e farinha de milho.
Enquanto nos surpreendíamos com todas aquelas invenções, Guerzoni foi ao quarto e trouxe uma antiga edição da revista Globo Rural que dedicou três páginas para contar a sua vida. A manchete dizia algo como “Maiakovski acertou na mosca”  e fazia alusão a uma célebre frase do dramaturgo russo que afirmou que “Em algum lugar, parece que no Brasil, há um homem feliz.” Junto à revista, um caderno de capa amarela trazia os relatos de centenas de visitantes que estiveram em seu sítio. Uma alemã de nome esquisito, dizia que nunca tinha visto nada parecido no mundo inteiro. Só havia uma crítica, mas não foi levada a sério. “Eu adoro receber visitantes. Pode vir doutor ou mendigo que eu trato da mesma forma e conto a história desde o começo.”
Reportagem da revista Globo Rural. 
Antes de nos despedirmos, um cafezinho ao lado do fogão de lenha. “Tudo aqui fui eu quem construiu!” Guerzoni abriu as duas torneiras da pia e mostrou, orgulhoso, como funcionava um sistema de serpentinas que utilizava o calor produzido pelo fogão para aquecer a água. “Quando estou usando a usininha para fazer fubá, a patroa tem água quente do mesmo jeito.” 
Liquidificador movimentado através da roda d'água: outra invenção de Guerzoni.
Nós trocamos telefones, combinamos de voltar outro dia para comer um bolo de fubá e entramos no carro com as palavras de Guerzoni completamente vivas em nossos ouvidos. Até dobrarmos a curva para deixar sua propriedade, o sábio homem de barbas brancas permaneceu em pé e acenava. Naquela tarde, recebemos lições que valiam mais do que um ano inteiro de aulas e teorias complicadas. Eram a física, o empreendedorismo, a ética, a história e a ecologia, condensados em uma obra sensacional. 
Vista da Usininha.
(Por Carlos Romero Carneiro e Ivon Luiz Pinto. Agradecimentos especiais ao amigo, Antônio Raimundo da Costa, nosso guia nessa aventura.)

28 comentários:

  1. Grande e iluminado o Senhor Guersoni. Um exemplo para ser mostrado.Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Reportagem maravilhosa Carlos, exemplos como esse tem de ser divulgadas para todos nós que morremos de medo do futuro. O planeta esta exaurido, logo a humanidade reconhecerá o mal que faz ao planeta e a si mesma. Os místicos afirmam que sobreviverão aqueles que souberem manipular as forças da natureza, sem destruí-la.

    ResponderExcluir
  3. Parabens, Muito boa a materia, realmente vale a pena conhecer esse local e o Guerzoni, alem disso compensa comprar farinha ou fuba de milho feito artesanalmente.

    Apenas um detalhe que pode ser melhorado, a alema com nome "esquisito" eh minha amiga e se chama Christine, mas pode falar Cristine, trata-se de um nome normal e comum no Brasil.

    Novamente, parabens pela materia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Blog Empório de Notícias, Carlos Romero e demais envolvidos na produção dessa bela matéria! Vocês, como sempre, nos brindam com excepcionais textos e imagens! A simplicidade e genialidade do Sr. Guersoni são exemplares! É um modelo para todos nós! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  5. Carlos, esta historia realmente é de emocionar e contagiar as pessoas, trazendo empreendedorismo e sabedoria do ser humano, capacidade e dom de Deus. Eu já conhecia este sistema desse senhor ha mais de 8 anos, pois meu Pai Eli do Oscar era amigo do irmao do senhor Guersoni e um dia me levou para conhecer esse local. Parabens pela reportagem e tem que conservar e mostrar para os nossos jovens que é preciso ter criatividade para viver tambem

    abraço!! Cassinaider

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal! Obrigado pelos comentários e pela visita! Abraço! Carlos Romero.

    ResponderExcluir
  7. Hugo! Quando produzi o texto lembrei que o sobrenome era diferente e achei que ficarei legal dizer que era esquisito... rs Abraço! Carlos Romero.

    ResponderExcluir
  8. Fantástico! Região abençoada essa do Sul de Minas!

    ResponderExcluir
  9. quero conhecer muito legal aprender mais coisas de DEUS

    ResponderExcluir
  10. Adorei a reportagem.....Quero ir lá para conhecer um pouco do lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE IR QUANDO KIZER MEU PAPAI O RECEBERA DE BRACOS ABERTO !!!

      Excluir
  11. Hoje, eu e meus filhos, tivemos a oportunidade de conhecer essa pessoa simplesmente genial. Um homem de uma simplicidade impar e uma simpatia indescritivel. Senhor Alexandre Guerzoni ou Guerzoni Alexandre, do morador do bairro Grotão, faz questão de mostrar suas invenções com muita boa vontade e paciência.
    Não tenho palavas para descrever a genialidade desse senhor que produz a sua própria eletricidade consumida em sua casa e os aparelhos e máquinas usadas para a fabricação de fubá e farinha usam um sistema muito bem elaborado movidos pela roda d´água que ele inventou.
    Senhor Guerzoni muito obrigado por ter nos recebido em sua casa e mostrar suas invenções. Parabéns pela sua simpatia e pela sua inteligência.
    Realmente vale a pena conhecer o Senhor Guerzoni e passar algumas horas ouvindo suas histórias. É uma coisa que não tem preço.
    Moro em São Paulo e tive conhecimento dessa genialidade através da matéria e fiz questão de conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  12. Hoje, eu e meus filhos, tivemos a oportunidade de conhecer essa pessoa simplesmente genial. Um homem de uma simplicidade impar e uma simpatia indescritivel. Senhor Alexandre Guerzoni ou Guerzoni Alexandre, do morador do bairro Grotão, faz questão de mostrar suas invenções com muita boa vontade e paciência.
    Não tenho palavras para descrever a genialidade desse senhor que produz a sua própria eletricidade consumida em sua casa e os aparelhos e máquinas usadas para a fabricação de fubá e farinha usam um sistema muito bem elaborado movidos pela roda d´água que ele inventou.
    Senhor Guerzoni muito obrigado por ter nos recebido em sua casa e mostrar suas invenções. Parabéns pela sua simpatia e pela sua inteligência.
    Realmente vale a pena conhecer o Senhor Guerzoni e passar algumas horas ouvindo suas histórias. É uma coisa que não tem preço.
    Moro em São Paulo e tive conhecimento dessa genialidade através da matéria acima.

    ResponderExcluir
  13. Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente os inventos do Srº Guerzoni e fiquei impressionado por tudo que eu vi.O srº Guerzoni muito atencioso explicava em detalhes tudo aquilo que havia criado.Genial.

    ResponderExcluir
  14. Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente o senhor Guerzoni e os inventos dele, fiquei impressionado por tudo que vi o senhor Guerzoni sempre atencioso explicava em detalhes tudo aquilo que havia criado.Maravilhoso Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. MEU PAI É UMA PESSOA COM UM DOM ESPECIAL !!!

    ResponderExcluir
  16. Ótimas imagens e texto Carlos Romero. Fora a história, que por si só já é fantástica!
    Grande abraço da sua fã número 1!!! :D

    ResponderExcluir
  17. pararabens
    pela reportagens e a cordialidade e simplicidade demonstrada e um aprendizado para todos, onde as autoridades competentes deveriam estimular cada vez mais produtores rurais a usarem seus conhecimentos adqueridos na lida diária.

    ResponderExcluir
  18. Alguém pode me informar algum contato desse senhor? Ele parece ser da minha família e preciso tirar essa dúvida. Meu pai perdeu um irmão quando pequeno e até hoje, está à sua procura. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Alguém tem algum contato (endereço, telefone) desse senhor? Tenho quase certeza que ele é meu parente.

    ResponderExcluir
  20. Alguém pode me informar algum contato desse senhor? Ele parece ser da minha família e preciso tirar essa dúvida. Meu pai perdeu um irmão quando pequeno e até hoje, está à sua procura. Obrigada.

    ResponderExcluir