terça-feira, 26 de março de 2013

Creche Santa Rita completa 50 anos Saiba como tudo começou

Enquanto morou em Bela Vista, Dona Clélia Sodré Capistrano sempre esteve à frente do trabalho de assistência aos menos favorecidos. O interesse em promover o bem-estar da comunidade em que vivia foi um elemento fundamental para que, juntamente com outras senhoras, criasse a “Sociedade de Proteção à Infância de São Sebastião de Bela Vista”, com o objetivo de amparar mães que não tinham, com quem deixar seus filhos durante a jornada de trabalho, ou que não dispunham de recursos para alimentá-los corretamente.
Dona Clélia Sodré Capistrano cuida de crianças carentes enquanto as mães trabalham.
Ao mudar-se para Santa Rita, as coisas não mudaram para a esposa do abastado produtor rural – Horácio Capistrano. Todos os dias, a sala de sua residência permanecia repleta de crianças carentes que eram, carinhosamente, cuidadas enquanto seus pais prestavam serviços nos lares da cidade ou passavam o dia na lavoura. 

Com tanto trabalho a fazer, não tardou para que Dona Clélia passasse a receber apoio de suas amigas e essa mobilização fez com que ela tivesse a ideia de implementar uma creche em Santa Rita, nos moldes da que havia criado na cidade vizinha.
Outra imagem da benfeitora, Clélia Sodré.
No dia 18 de março de 1963, há exatos 50 anos, uma reunião foi agendada nas dependências do Hospital Antônio Moreira da Costa com a diretoria da “Casa de Caridade Nossa Senhora do Carmo” para criar uma creche em Santa Rita. A presidência da mesa coube ao Monsenhor José Carneiro Pinto que informou aos presentes sobre a necessidade de criar uma instituição para “alimentar e zelar com carinho de criancinhas cujas mães ou tutoras tivessem seus afazeres fora do lar.” 

Para montar o primeiro mobiliário da Creche de Santa Rita, diversas camas, colchões e utensílios foram oferecidos pela  Sociedade de Proteção à Infância de Bela Vista e Dona Antonieta Carvalho Carneiro ofereceu – por tempo indeterminado - uma de suas casas, localizada à Praça do Antigo Mercado (Delfim Moreira Júnior). “As pessoas receberam com entusiasmo a exposição do Padre José, manifestando o propósito de dar apoio à iniciativa de Dona Clélia.” Em seguida, foi formada a primeira diretoria da instituição, formada pelas seguintes senhoras:

- Presidente: Neusa Wood de Almeida
- Vice: Zélia Carneiro Alckmin
- 1ª Secretária: Cidália Del Castillo
- 2ª Secretária: Alice Teixeira de Carvalho
- 1ª Tesoureira: Zilda Amorim Carneiro
- 2ª Tesoureira: Clélia Sodré Capistrano
- 1ª Oradora: Marisa Azevedo Duarte
- 2ª Oradora Maria José de Souza Urbanavicius
- Diretora Geral: Irmã de Caridade a ser indicada pela Irmã San Martinho

Após a formação da diretoria e do Conselho fiscal, o Monsenhor José foi escolhido como supervisor e as pessoas presentes fizeram suas considerações sobre os benefícios que poderiam ter as mulheres que trabalhavam fora do lar, as cozinheiras, lavadeiras e operárias das fábricas que não tinham com quem dei-xar os filhos, afirmando que eles seriam muito bem guardados no decorrer do dia. 

Nos anos seguintes, a casa oferecida por Dona Antonieta ficou pequena para tantas crianças e a entidade decidiu alugar uma maior, próxima ao Centro Operário. A cada dia a diretoria enxergava a necessidade de construir um prédio que oferecesse maior conforto e comodidade às crianças. Foi então que surgiu a ideia de pedir ao senhor Rennozinho (José Palma Rennó) e sua esposa, Dona Maria José Carvalho Rennó, que construíssem uma sede para a creche. Ao ouvir a solicitação, ele disse que, caso a entidade comprasse terreno, ele atenderia ao pedido do grupo.

O terreno escolhido para construção da creche foi a entrada do antigo esguicho, local que, na década de 1950, Dona Sinhá Moreira havia doado à Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira para a construção da ETE – fato que não se concretizou. Para promover a compra, cada membro da diretoria deu a sua contribuição e buscou formas alternativas para anga-riar recursos. “Dona Vitória (esposa do Doutor João Capistrano) foi a alma da Creche. Ela fazia pães para vender, preparava bolos, vendia mudas de flores e até vasos de violeta para levantar fundos.” – conta Dona Terezinha Cardoso Capistrano, atual diretora.
Senhor José Palma Rennó construiu, com os próprios recursos, o Hospital Antônio Moreira da Costa e a Creche.
Ao tomar conhecimento de que o terreno havia sido adquirido, o senhor Rennozinho – que já havia erigido o Hospital Antônio Moreira, por conta própria -  iniciou a construção da tão sonhada sede da Creche. No decorrer de toda a obra, ele e sua esposa a acompanharam de perto e cuidaram para que tudo corresse bem (fotos abaixo). 
Senhor Rennozinho e sua esposa, Dona Maria José Carvalho Rennó, trabalham na construção da Creche Santa Rita.
No dia 16 de julho de 1968, teve início a inauguração da nova sede, quando a presidente, Dona Yolanda de Marchi, convidou o então prefeito municipal, Dr. Arlete Telles Pereira, para presidir a sessão. Após o corte da fita e o descerramento da placa em home-nagem ao patrono da Instituição (senhor José Palma Rennó) foram realizadas a bênção do prédio e uma missa pelo Padre José Carneiro Pinto.
(Na próxima edição, contaremos como foram os anos seguintes à inauguração da nova sede da Creche Santa Rita e como Dona Terezinha aceitou assumir a obra que, nos anos seguintes, iria se confundir com sua própria vida.)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário