terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sindicato anuncia que trabalhadores podem entrar em greve a qualquer momento

Segundo nota veiculada no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, paralisação poderá ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio, carro não ocorra avanço na negociação da Convenção Coletivo de Trabalho. "Desde o início da Campanha Salarial já ocorreram 5 reuniões e a patronal ainda não apresentou índices satisfatórios."

Veja trecho da nota publicada hoje no portal da Confederação:

A primeira reunião aconteceu no dia 1° de setembro quando a patronal marcou para o dia 25 do mesmo mês o fechamento da negociação. No dia 25, última terça-feira, houve a quinta reunião e os (as) trabalhadores (as) rejeitaram a proposta de aumento escalonado com índices de 8%, 7% e  6%.

Essa proposta da patronal contemplaria com 8% e 7% os dois pisos da categoria e 6% acima do piso. “Eu classifiquei essa proposta como salada de fruta. Para aceitar um índice tripolar, só sendo uma pessoa bipolar”, ironizou a presidente do Sindicato, Maria Rosângela Lopes.

O perigo dessa proposta é “porque quem ganha 1 centavo acima do piso vai pegar 6% de reajuste. Por exemplo, quem recebe R$ 700,01 vai ficar com reajuste de 6%. Onde isso é proposta, o trabalhador só tem a perder”, detalhou a presidente.

A patronal tem dito que faz uma negociação independente da FIEMG desde o início das negociações, porém assim que a Federação Patronal propôs um aumento de 0,25% a mais na proposta deles a patronal de Santa Rita do Sapucaí “fez a mesma coisa”, lembrou Rosângela ao defender reajuste LINEAR para todos os (as) trabalhadores (as).

O Sindicato e os (as) trabalhadores (as) aguardam a sinalização de uma melhor proposta da patronal enquanto isso o estado de greve está mantido.

Negociação Metagal

O Sindicato já realizou duas reuniões com a empresa Metagal de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. A empresa propôs um pacote de benefícios ao trabalhador (a) que inclui melhoria no ticket alimentação, redução no valor descontado pelo transporte –podendo chegar a 2,5%- peso maior no reajuste da PLR e implantar efetivamente o Plano de Cargos e Salários.

“Os (as) trabalhadores (as) esperam que o Plano de Cargos e Salários realmente saía porque está não é a primeira promessa desse tipo da empresa. Também esperamos que todo esse plano de benefícios realmente tenha essa característica”, ressaltou a presidente Maria Rosângela Lopes, ao lembrar que após, a apresentação dos detalhes da proposta, o Sindicato vai realizar assembleias na Metagal de Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros.

Por Assessoria de Comunicação
(35) 3471 4113

Nenhum comentário:

Postar um comentário