quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Workshop dá início à construção do plano de melhoria da competitividade de cinco APL

Um workshop, realizado na sede da Fiemg nos dias 9 e 10 de novembro, reuniu coordenadores de projetos de Arranjos Produtivos Locais (APL) e representantes da consultoria que irá desenvolver Planos de Melhoria da Competitividade (PMC) para cinco APL, marcou o início das atividades.

O PMC dos APL de Calçados e Bolsas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Biotecnologia (RMBH), Móveis (Ubá), Fundição (Divinópolis, Itaúna e Cláudio) e Fruticultura (Jaíba) contempla o diagnóstico da situação atual do APL, a estratégia para seu desenvolvimento, além de ações de curto, médio e longo prazo, a serem implementadas a partir de 2011.

“O objetivo do encontro foi apresentar as equipes, mostrar o plano de trabalho inicial e também alinhar expectativas”, explica a coordenadora de Projetos do IEL, Marina Ourivio. As áreas contempladas são: tecnologia e inovação, mercado, meio ambiente e desenvolvimento social, capacitação, assessoria empresarial e logística.

O material será insumo para as ações do Programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas de sete APL. Dois deles, Eletroeletrônica (Santa Rita do Sapucaí) e Calçados (Nova Serrana), já possuem os PMC que estão sendo revisados. O projeto é realizado em parceria com o Sistema Fiemg, por intermédio do IEL, o Sebrae-MG e o Governo do Estado.

Além da participação no workshop nos dias 9 e 10, os consultores também se reuniram com as lideranças dos APL nos dias 8, 11 e 12 de novembro em Belo Horizonte e Ubá. Como desdobramento destes encontros, o plano de trabalho será detalhado e atualizado. Outra rodada nas cidades dos APL está prevista para início de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário