segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fetin 2012 - A feira tecnológica do Inatel

Que tal conhecer um sistema que permita controlar o tempo e o número de banho de um chuveiro? Ou ainda acompanhar o peso do botijão de gás da sua casa? Ou ter um varal inteligente que, através de sensor, muda de posição quando começa a chover? E um programa que gerencia os produtos de sua dispensa e já deixa pronta uma lista de compras com os produtos que estão em falta?
Estas são apenas algumas ideias que estarão presentes na 29ª Fetin - a Feira Tecnológica do Inatel, - que será realizada de 28 a 30 de outubro, no ginásio poliesportivo do Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Este ano o evento deve reunir 465 estudantes, em um total de 132 projetos chegaram até a fase final e estão divididos nas áreas de eletrônica, telecomunicações, computação, biomédica, automação e outras.
Muitos desses projetos têm foco social, como o No Flood, que fará a modelagem matemática do rio Sapucaí, contribuindo para ações de prevenção em caso de enchentes. O equipamento será doado para a Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, que já enfrentou sérios problemas por causa da chuva. Há outros exemplos de projetos na área ambiental, de segurança, saúde e inclusão de portadores de deficiência, como um andador microcontrolado, que é motorizado, e auxilia no tratamento de pessoas com dificuldade de locomoção.
Além de ser uma oportunidade de aplicar o que se aprende em sala de aula, a Fetin é cada vez mais uma vitrine de novos talentos. Os jovens estudantes, de todos os períodos dos cursos do Inatel, desenvolvem a capacidade empreendedora e apostam na feira para aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o curso e para estreitar o contato com o mercado de trabalho.
Ao longo dos anos de feira, muitos alunos apostaram nestas ideias que surgiram na Fetin e iniciaram o caminho profissional através delas.

Com o ensino empreendedor oferecido pelo Inatel, os estudantes aprendem o caminho para ter seu próprio negócio e podem, inclusive, iniciar este trabalho pela Incubadora de Empresas do Inatel, considerada uma das melhores do Brasil.
Pela primeira vez em 29 anos de feira houve uma integração entre os alunos e a comunidade antes mesmo do início da Fetin. Durante uma semana os estudantes dos 55 projetos com foco social se reuniram com representantes de vários setores de Santa Rita do Sapucaí e tiveram a oportunidade de debater a aplicação prática de suas ideias antes da apresentação final. "Este ano os alunos passaram por dinâmicas que fortaleceram o desenvolvimento dos projetos e aumentaram o comprometimento das equipes", disse o coordenador da feira, professor Bruno de Oliveira Monteiro.
O evento é aberto ao público, que pode conferir também vários workshops na área de tecnologia. A feira recebe grupos de estudantes de diversas regiões e para estes jovens vindos do Ensino Médio há algumas atividades previstas, como a Olimpíada da Matemática e o Workshop de Eletrônica.
SERVIÇO:

29ª Fetin - Feira Tecnológica do Inatel - Santa Rita do Sapucaí - MG
Dia 28/10 - das 18h às 22h
Dia 29/10 - das 16h às 22h
Dia 30/10 - das 9h às 12h

Confira a programação completa da feira no site www.inatel.br/fetin

Nenhum comentário:

Postar um comentário