sexta-feira, 9 de março de 2012

ETE FMC homenageia Professor Márcio, membro da uma tradicional família de Educadores

Vindo de uma família de educadores

Um dos mais antigos professores da ETE FMC, Márcio Magalhães vem de uma família cuja tradição em educação estende-se por muitas décadas. Seu pai, professor Francisco Magalhães, foi mentor e um dos fundadores da FAI (Faculdade de Administração e Informática), além de ter lecionado por cerca de doze anos na Escola Técnica de Eletrônica.

Com um currículo de fazer inveja, Márcio iniciou seus estudos no renomado Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte. Em seguida, fez Engenharia Elétrica na UFMG; Pós-graduação em Matemática na FEPI; Pós em Qualidade e Produtividade na Unifei e Mestrado em Engenharia da Produção, também na Unifei. Atualmente, está realizando um doutorado em Administração em Montevidéu (Uruguai).

Contratado no dia 25 de fevereiro de 1985 pelo então Diretor de Ensino – José Geraldo de Souza – Márcio falou sobre a satisfação de lecionar na ETE: “Para mim é um grande prazer dar aulas aqui, devido ao alto grau de competência dos professores, colaboradores e alunos. Nesses 27 anos, nunca pedi licença ou afastamento. Até mesmo nos momentos mais delicados, como nos 8 anos em que dirigi a FAI, ou quando realizava meu Mestrado, procurei não deixar o cargo.  Trabalhar aqui me engrandece muito.”

Quando perguntamos sobre os princípios que norteiam sua vida acadêmica, o mais antigo professor de Matemática da ETE (em atividade) lembrou de uma frase de seu saudoso pai: “Ninguém tem a obrigação de ser rico, mas sim de ser honesto, humilde e útil para a sociedade.” Sobre as passagens felizes, Márcio falou sobre os bons momentos vividos na sala dos professores: “É um ambiente de descontração, coleguismo e troca de experiências. Algo que me deixa muito feliz é quando vejo que uma boa parte dos professores foram meus alunos, aqui mesmo nesta escola.”

Sobre os momentos tristes, Márcio se recordou do falecimento dos Padres Raul Laranjeira e José Carlos de Lima Vaz. Também se recordou do professor Paulo César Moreira (PC) e do aluno Sólon (falecido em 1996).

“Fico realmente lisonjeado por fazer parte dessa Instituição tão conceituada, séria e que preserva os valores morais e religiosos. Mesmo sabendo que, no imenso oceano formado pelos colaboradores dessa instituição, em todas as épocas, sou apenas um grão de areia, tenho verdadeiro orgulho de fazer parte desta história.”
Padre Guy Ruffier SJ, Diretor Geral da ETE, fala sobre o nosso homenageado: “Márcio é um grande educador. Filho de um dos mais notáveis professores de Santa Rita, ele é absolutamente devotado aos princípios que norteiam a escola. Para nós, ter alguém com seu gabarito é somente motivo de orgulho e grande satisfação.”

(Carlos Magno Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário