sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ele girou o mundo e viu o mundo girar para conhecer os melhores vinhos

No dia 18 de julho, fui convidado pelo Marquinhos e pela Thaisa, proprietários da “Adega do Patrão”, para participar de um curso de vinhos, ministrado na área recreativa da Leucotron. Ao chegar ao estacionamento da empresa, me deparei com um motorhome (espécie de casa sobre rodas) e soube que aquele veículo havia rodado o mundo todo com uma família (Barros), de Varginha, antes de chegar a Santa Rita.
Durante 2 anos e 3 meses, Horácio e seus filhos conheceram 34 países e colecionaram histórias incríveis, tendo sempre a vinicultura como pano de fundo. Enquanto a terra dava duas voltas e meia, o motorhome percorreu 90 mil quilômetros para levá-los a 162 vinícolas, onde conheceram 2951 diferentes tipos de vinhos.

Quando o evento teve início, o palestrante anunciou que aquele seria um curso básico. Além de contar um pouco sobre as suas aventuras, falaria sobre o processo de fabricação dos vinhos, descreveria as características das várias espécies de uva e ensinaria os participantes a identificarem os melhores produtos.

Entre uma degustação e outra, Horácio descreveu o início da viagem. Antes de ganhar o mundo, sua família conheceu as regiões de Santa Catarina e Vale dos Vinhedos (RS) para comprovar que, no Brasil, também são produzidos grandes vinhos. Em seguida, passou pelas regiões de Mendoza e Patagônia (Argentina) e subiu ao sul do Chile, até Casablanca. Em Valparaíso, o motorhome foi colocado em um navio com destino a Houston (EUA) e, de lá, atravessou o deserto em direção à Califórnia, onde se localizam as famosas vinícolas de Napa Valley. 

Ao apontar o Canadá em um mapa, o palestrante disse que degustou os ice-wines e que atravessou o país de oeste a leste para conhecer as vinícolas da península do Niágara. Quando retornou aos EUA, o motorhome embarcou em um navio com destino a Hamburgo (Alemanha) onde conheceria as vinícolas mais tradicionais do planeta.

As lições eram dadas entre um gole e outro e Horácio surpreendia ao desvendar etapas no processo de elaboração dos vinhos que a maioria desconhecia: “No processo de clarificação, são jogadas seis claras de ovos para aglutinar as partículas que sobram no barril.” E arrematou com uma brincadeira: “Monte um galinheiro perto de uma vinícola que você fica rico.”

A certa altura, os participantes começaram a aprender sobre as propriedades dos vinhos franceses, provenientes de Borgonha, Rhône e Bordeaux. Horácio prosseguiu com uma descrição dos exemplares de Rioja e Ribera del Duero (Espanha) e contou detalhes sobre as uvas portuguesas que muitos não sabiam. “Periquita é o nome da uva! Pode ser nome de outra coisa também!” – brincou. 

Após avaliar os vinhos do Alentejo e de Jerez, o palestrante deu início às degustações. Em duas noites os alunos degustaram 10 vinhos, todos fornecidos e encontrados na  “Adega do Patrão”.

O slide seguinte colocou a Itália em evidência. Entusiasmado, o pa-lestrante falou sobre os “super toscanos” e descreveu a sensação de co-nhecer os exóticos vinhos da Suíça, Áustria, Eslovênia e Eslováquia. Quando citou os vinhos da Hungria, lembrei uma gafe que cometi em visita a um amigo. Levei vinho Húngaro sem saber que era mais enjoativo que um quadro do Romero Brito.

As degustações continuavam e os alunos tornavam-se mais participativos. Aos poucos, os consistentes conteúdos eram entrelaçados com troca de experiências e considerações dos participantes. Antes de concluir, Horácio pediu atenção aos exemplares elaborados na África do Sul, contou sobre uma passagem desastrosa pelo Marrocos (ocasião em que assistiram ao vexame do Galo na final de interclubes) e contou sobre as experiências na Nova Zelândia e Austrália. 

No final, fomos convidados a co-nhecer o interior do motorhome e soubemos que Horácio estará presente no “Vale Music”, durante o evento “Cidade Criativa”. Para aqueles que quiserem realizar cursos rápidos ou conhecer o enólogo mais rodado que pernil de Festa de Santa Rita devem comparecer à praça da Matriz no dia 16 de agosto (sábado), ocasião em que o palestrante irá “bater um papo”,  com os visitantes e receber inscrições para o próximo curso de vinhos que será realizado em Santa Rita, nos dias 18 e 19 de agosto. Ao lado do motorhome, no estande da “Adega do Patrão”, os santa-ritenses poderão degustar alguns de seus vinhos”.

(Carlos Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário