quarta-feira, 7 de maio de 2014

À mãe de Donizete e tantas outras... (Por Danlary Tomazini)

Quando eu e minha mãe chegamos aqui, no intuito de trabalhar na panha de café e recomeçar, não tínhamos grandes pretensões sobre o lugar. Depois de morar em tantas cidades, Santa Rita soava como apenas mais uma cidadela de interior. Grande engano. Santa Rita do Sapucaí é uma cidade pequena, mas com história de cidade grande. Uma cidade com grandes pessoas e grandes mães. 
Aqui conheci Benedito Donizete de Lima, paulista, 43 anos, que também é ex-morador das ruas de Santa Rita. Ao questioná-lo sobre o seu passado, esperando ouvir algo peculiar sobre a sua trajetória até aqui ou seus dias vivendo nas ruas, Donizete escolheu contar a única lembrança que tem de sua mãe; contou como foi criado pelos avós na zona rural e, devido à distância, raramente a via. Próximo de completar 7 anos, teve fitose e caiu de cama. Quando avisada, a mãe rapidamente mudou sua rotina. Nos dias de sua folga, chegava cedo à roça levando as frutas preferidas do filho e passava o dia todo ao seu lado medicando, cuidando e brincando. Logo ele estava sarado e, pouco tempo depois, a mãe faleceu.

Esse episódio, que reflete o amor, carinho e a dedicação de uma mãe para preservar a vida de seu filho me traz recordações da minha própria mãe, que me ensina a amar, fazer escolhas e assumir as consequências. Ensina-me a valorizar as pessoas, a buscar a humildade, saber cair e levantar. Mostra-me a caridade e quão linda ela pode ser. 

Este espaço não será suficiente para demonstrar meu apreço por minha mãe e por outras que aqui conheci e com as quais convivo. Mães que não têm limites para o amor e que sempre têm mais um pouco a dar, sem considerar qualquer adjetivo. 

Nós podemos homenagear as nossas e todas as outras mães diariamente. Basta colocarmos mais amor e caridade a serviço daqueles que convivemos e, principalmente, àqueles que nem mesmo conhecemos. Devemos deixar refletir em nós o amor materno que se sacrifica e não julga e que, apesar de erros cometidos, busca o melhor para o seu próximo. Um amor divino, o mesmo que a Bíblia ensina.

Às mães santa-ritenses, nascidas ou não aqui, expresso minha profunda admiração. Parabéns pela dedicação. Obrigada por tanto me ensinarem.

2 comentários:

  1. Danlary, gostei muito de sua publicação, palavras lindas e bem colocadas parabéns e parabéns as Mães deste país, sejam felizes e que Deus as abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Danlary, lindas e com um fundo maravilhoso as tuas palavras. Tanto a ti assim como a tua mãe, desejo-lhes um caminho bem iluminado por Deus, com todas suas bençãos!!
    Eduardo Batelli

    ResponderExcluir