terça-feira, 8 de outubro de 2013

FAI encerra suas atividades na Ação de Desenvolvimento Empresarial do Programa de apoio à Competitividade dos Arranjos produtivos Locais de Minas Gerais

No dia 26 de setembro foram apresentados os resultados da ação de Desenvolvimento Empresarial do Programa de apoio à Competitividade dos Arranjos produtivos Locais de Minas Gerais. A professora da FAI e coordenadora institucional da ação, Silvana Lima, exibiu os resultados da pesquisa de satisfação realizada com os empresários das 12 empresas participantes.
O Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (NPDI) da FAI foi contratado, durante 16 meses, para capacitar mais de uma dezena de empresas de Santa Rita do Sapucaí. De acordo com a professora Silvana, neste período as empresas receberam 184 horas de treinamento em grupo, com o objetivo de dar a fundamentação teórica necessária, em Contabilidade, Planejamento Tributário e Financeiro, Custos Formação do Preço de Venda e Decisão, Orçamento Empresarial, Custos Trabalhistas, Análise de Investimento e Análise das Demonstrações Contábeis. 
“Outras 420 horas de consultoria in loco também foram oferecidas às empresascom o objetivo de assessorar individualmente cada umae ajudá-las a resolver questões e implementar soluções relacionadas com os problemas mais prioritários identificados durante fundamentação teórica”, afirmou Silvana.
O coordenador técnico da ação, professor Carlos Alberto Mont´álvão, acredita que o programa de apoio conseguiu atender as expectativas das empresas participantes. “Foi uma experiência interessante porque trabalhamos com empresas de tamanhos e necessidades diferentes. A princípio foi possível oferecer capacitação e formação conceitual e em seguida atender cada empresa de acordo com suas necessidades específicas.”
De acordo com César Alkimin, proprietário da Empresa Exsto Tecnologia Ltda, a ação apresentou às empresas saídas para reduzir a carga tributária, de forma lícita, um planejamento que pudesse em longo prazo permitir o crescimento delas e fazer com que as empresas pudessem avançar no mercado com segurança jurídica. “Esse trabalho não só promove o ganho de competitividade, mas também ajuda as empresas a se legalizarem para que elas possam continuar crescendo com empresas que vão gerar emprego e renda por muitos anos no município”, enfatizou.
Participaram desta ação 12 empresas: AGTECHNOLOGIES Produtos Eletrônicos Ltda, ENTERPLAK Produtos Eletrônicos Ltda, EXSTO Tecnologia Ltda, GT Gestão e Tecnologia Ltda, IDEAL Indústria e Comércio de Antenas Ltda, KIVNON Ind. Eletrônica Ltda, QUALITRONIX Tecnologia Ltda, PIXEL TI  Ind. e Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda, SENSOTRON Eletrônica Ltda, SINDVEL, TSDA – Tecnologia e Soluções Aplicadas Digitais Aplicadas e WAYCON INd. e Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda.


O evento, realizado no Auditório do PROINTEC (Programa Municipal de Incubadora Avançada de Empresas da Base Tecnológica), recebeu consultores, representantes do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e empresários e funcionários das empresas participantes desta ação. O Programa de apoio à Competitividade dos Arranjos produtivos Locais de MG está sendo promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), SINDVEL, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MG), IEL, FIEMG e Governo de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário