terça-feira, 8 de outubro de 2013

Curso de Pedagogia valoriza o patrimônio histórico e cultural

No final de agosto as alunas do VI e VII período do curso de Pedagogia da FAI visitaram o Museu da ETE (Escola Técnica de Eletrônica). A atividade faz parte da disciplina Metodologia de História II e teve como objetivo entrevistar os organizadores do Museu. O Plano de Ensino do curso da FAI contempla a valorização do Patrimônio e da Memória do município de Santa Rita do Sapucaí. 

As alunas foram recepcionadas pelo professor João Taeiro, pela curadora Neuza Teles e pelo ex-aluno e colaborador, Rodolfo Hugo.  Durante a visita, as futuras pedagogas puderam conhecer o acervo de equipamentos eletrônicos em forma de Linha do Tempo: por meio dos objetos é possível contar as transformações tecnológicas, inclusive as disponíveis e ensinadas aos alunos da Instituição. O Museu presta, ainda, uma homenagem à Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira), fundadora da ETE, uma das responsáveis pelo surgimento do Vale da Eletrônica.

De acordo com a professora Denise da Silva Seguro, responsável pela disciplina que proporcionou essa atividade, a visita faz parte do projeto docente, intitulado "Pegando a Estrada", pois cada visita orientada acaba aumentando a bagagem cultural e didática dos futuros educadores.

“O saldo da visita foi o melhor possível: bagagem cultural acumulada, prática dos conceitos de Memória e Patrimônio incentivadas, desenvolvimento de trabalhos em sala de aula e no laboratório da FAI com grande motivação e a marca da interatividade inesquecível em registros, fotos, elementos que compõe a História de cada turma”, pontuou a professora.

Para a aluna Aline Maciel, a visita no museu é importante para o aprendizado do aluno, já que a teoria deve andar junto com a prática. “Com essa atividade, tornar-se mais fácil à compreensão sobre o conteúdo estudado em sala de aula. No museu podemos perceber com clareza sobre o conceito de Memória e Patrimônio. A prática facilita o entendimento e o resultado de aprendizado é realmente inesquecível”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário