terça-feira, 7 de maio de 2013

CLÁUDIO LASSO E O SEU ECOSHOWER GANHAM DESTAQUE NO BRASIL


Faz sucesso acessório que reduz consumo de água e energia em 40%
Vanessa Brito escreveu para o site de assuntos socioambientais EcoDebate esta reportagem que postamos aqui como uma alternativa simples de se conseguir economizar energia no dia a dia: 

"O Ecoshower é um equipamento simples mas eficiente de economia popular desenvolvido por uma pequena fábrica do interior mineiro com somente 3 funcionários mas já tradicional em Santa Rita do Sapucaí (MG), onde vem crescendo 100% ao ano graças à praticidade sustentável do seu produto, que teve apoio do Sebraetec e da Empretec para ser desenvolvido.", comenta o repórter e ecologista Padinha, ao editar a matéria aqui, a seguir. 

Como reduzir o consumo de água e energia elétrica durante os banhos? Este é o sonho de muitos consumidores. Os chuveiros sempre foram grandes vilões das contas de água e luz das residências brasileiras. E essa era a preocupação de Claudio Lasso, desde os tempos em que cursava engenharia elétrica no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)), em Santa Rita do Sapucaí (MG), no Vale da Eletrônica. 

Em 1988, ele desenvolveu o projeto de um acessório inédito para chuveiros, denominado na época como Power Control, exposto numa feira do Inatel. Vinte anos depois, o engenheiro eletricista e empresário da KL Tecnologia decidiu aperfeiçoar o dispositivo e lançá-lo no mercado comoEcoshwer. O acessório, que deve ser instalado junto ao chuveiro, reduz o consumo de água e luz nos banhos em até 40%. O produto se tornou sucesso de vendas e foi patenteado. Até momento, foram comercializados mais de oito mil unidades para todo o país e já há perspectivas de começar a ser exportado: “Desenvolvi um acessório simples para ser instalado pelo próprio usuário, o Ecoshower também quebra paradigma, pois coloca o controle da qualidade do banho nas mãos do usuário”, afirma o engenheiro, inventor e fabricante Claudio Lasso. O dispositivo aumenta as graduações de temperatura e vazão de água da maioria dos chuveiros elétricos, que só possuem as alternativas verão e inverno, acrescenta. O preço do acessório varia entre R$ 80 e R$ 128, conforme o modelo. Ele também é compatível com sistema de aquecimento solar. 

KL Tecnologia já está no mercado há 20 anos, mas foi a partir de 2008 que Claudio Lasso atentou para o antigo projeto dos tempos de universitário. “Percebi que as mudanças climáticas e a preocupação com a emissão de carbono eram realmente sérias. O futuro é buscar soluções tecnológicas para mitigar os efeitos do CO2”.  Hoje, o Ecoshower é o carro-chefe da KL Tecnologia, que também atua na área de telecomunicações. 

Quatro modelos são produzidos: slim; BC (baixo custo); kit slim (com chuveiro e cano); e kit BC (com chuveiro e cano). “Além de economizar água e energia, nosso produto aumenta a vida útil dos chuveiros, pois poupa a resistência deles”, explica o empresário. 

A produção do Ecoshower é baseada em parcerias com empresas do Vale da Eletrônica. A KL Tecnologia tem capacidade para produzir até 7 mil peças/mês. Atualmente a empresa fabrica 500 unidades/mês. De 2010 até o momento, a KL Tecnologia cresceu 100% ao ano, devido ao sucesso do produto. O acessório de chuveiro possui qualidade assegurada por laudo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). 

O site da KL Tecnologia calcula a quantidade de água e energia gasta nos banhos e a economia conseguida com este produto que mostra mais uma vez a criatividade brasileira para resolver problemas e encontrar alternativas sustentáveis de solução, ressalta por aqui o nosso editor de conteúdo. Concessionárias estaduais de energia elétrica do RJ, MG e RS estão comprando Ecoshower para atender exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), por meio de Programa de Eficiência Energética. Hotéis, pousadas, hospitais, escolas, creches, academias de ginástica, residências, entre outros, compõem a clientela do produto. Preços diferenciados para lojitas e consumidor final são encontrados na loja virtual do produto, que também está disponível em lojas de ferragens, materiais de construção, elétricos e hidráulicos, em várias cidades e regiões do Brasil. 

A divulgação do acessório de chuveiro é feita em participações em feiras, catálogos e email marketing. No momento, Claudio Lasso revela que está negociando exportação para o México e Costa Rica. “O mundo vai ter que buscar soluções sustentáveis e equipamentos cada vez mais econômicos, estou feliz com o que faço. Vai também de encontro aos nossos valores éticos”, enfatiza o engenheiro.

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