quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ricardo "Baiano" Gomes conta a história de Marcos Antônio da Silva, o “Turuta”

Descoberto pelo Professor Aleluia, Turuta deu seus primeiros passos na escolinha de futebol e, alguns anos depois, o garoto já era campeão amador com a nova geração do lendário Industrial. Mais tarde, lá estava ele entre os juniores da Ponte Preta de Campinas. Turuta jogou com grandes jogadores, entre eles o zagueiro André Cruz, que seguiu carreira internacional e atuou pela Seleção Brasileira. Nesse período, foi vice-campeão paulista, perdendo a decisão para o Guarani e Campeão da Copa Pelé, numa final contra o Palmeiras. Na ocasião, fora o artilheiro da competição e, como prêmio, recebeu um diploma das mãos do próprio Rei do Futebol. Isso mesmo, Turuta foi presenteado por nada menos que o próprio Pelé. Empresariado pelo saudoso Jorge Mendonça, ex-jogador do Guarani e Palmeiras, nosso personagem jogou no Vitória/BA e Serrano – onde enfrentou o Corinthians de Neto, Viola e Ronaldo Giovanelli, Dom Bosco, Oeste de Itápolis, Sinop e Operário, onde se machucou gravemente após uma entrada criminosa de um adversário. Turuta quebrou a tíbia e o perônio, afastando-se dos gramados por dois anos. Após sua recuperação, tentou se engajar em outros tantos clubes, sendo aprovado em todos eles na parte técnica, mas reprovado pelos médicos, devido à séria contusão que sofrera. De volta à Santa Rita, nosso atleta foi convidado para estar à frente de um projeto que envolvia crianças e adolescentes no Santa Rita Country Clube. Além de ensinar aos meninos toda a sua categoria, Turuta sempre foi um exemplo de atleta e de cidadão, sendo querido por todos. É uma unanimidade entre os sócios do clube. Após aceitar o convite para atuar com as crianças, com a ajuda dos sócios e da diretoria, criou o time de veteranos para representar nossa cidade no cenário regional. E não é que deu certo? O SRCC é bi-campeão sul mineiro de veteranos e um dos times mais vitoriosos da região. Turuta é fã do ex-jogador Zico e, em Santa Rita do Sapucaí, considera Jairzinho como o melhor jogador que já viu em ação.

Oferecimento:

3 comentários:

  1. Parabéns Ricardo pela postagem ... não sou de Santa rita mas moro aqui a alguns anos e gosto ler essas matérias que falam sobre as pessoas, histórias, fatos, etc, da cidade !!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Gomes Cruz9 de outubro de 2012 10:07

    Muito obrigado! Que bom que gostou. Todos os meses, escrevo sobre um personagem relacionado ao esporte local.

    ResponderExcluir
  3. parabéns ricardo poiis falar do turuta não é facíl msm não um cara que sempre incentivou o esportes e os esportista da cidade, sou grato a DEUS por te lo como amigo e conselheiro, como jogador vi jogar pouco mais ouvi muito ,uma pessoa de carater como outros de santa rita que merecem todo respeito, abraços ao turuta e parabéns pela materia .
    ziquinho

    ResponderExcluir