quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ricardo "Baiano" Gomes conta a história de Marcos Antônio da Silva, o “Turuta”

Descoberto pelo Professor Aleluia, Turuta deu seus primeiros passos na escolinha de futebol e, alguns anos depois, o garoto já era campeão amador com a nova geração do lendário Industrial. Mais tarde, lá estava ele entre os juniores da Ponte Preta de Campinas. Turuta jogou com grandes jogadores, entre eles o zagueiro André Cruz, que seguiu carreira internacional e atuou pela Seleção Brasileira. Nesse período, foi vice-campeão paulista, perdendo a decisão para o Guarani e Campeão da Copa Pelé, numa final contra o Palmeiras. Na ocasião, fora o artilheiro da competição e, como prêmio, recebeu um diploma das mãos do próprio Rei do Futebol. Isso mesmo, Turuta foi presenteado por nada menos que o próprio Pelé. Empresariado pelo saudoso Jorge Mendonça, ex-jogador do Guarani e Palmeiras, nosso personagem jogou no Vitória/BA e Serrano – onde enfrentou o Corinthians de Neto, Viola e Ronaldo Giovanelli, Dom Bosco, Oeste de Itápolis, Sinop e Operário, onde se machucou gravemente após uma entrada criminosa de um adversário. Turuta quebrou a tíbia e o perônio, afastando-se dos gramados por dois anos. Após sua recuperação, tentou se engajar em outros tantos clubes, sendo aprovado em todos eles na parte técnica, mas reprovado pelos médicos, devido à séria contusão que sofrera. De volta à Santa Rita, nosso atleta foi convidado para estar à frente de um projeto que envolvia crianças e adolescentes no Santa Rita Country Clube. Além de ensinar aos meninos toda a sua categoria, Turuta sempre foi um exemplo de atleta e de cidadão, sendo querido por todos. É uma unanimidade entre os sócios do clube. Após aceitar o convite para atuar com as crianças, com a ajuda dos sócios e da diretoria, criou o time de veteranos para representar nossa cidade no cenário regional. E não é que deu certo? O SRCC é bi-campeão sul mineiro de veteranos e um dos times mais vitoriosos da região. Turuta é fã do ex-jogador Zico e, em Santa Rita do Sapucaí, considera Jairzinho como o melhor jogador que já viu em ação.

Oferecimento:

4 comentários:

  1. Parabéns Ricardo pela postagem ... não sou de Santa rita mas moro aqui a alguns anos e gosto ler essas matérias que falam sobre as pessoas, histórias, fatos, etc, da cidade !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Que bom que gostou. Todos os meses, escrevo sobre um personagem relacionado ao esporte local.

    ResponderExcluir
  3. parabéns ricardo poiis falar do turuta não é facíl msm não um cara que sempre incentivou o esportes e os esportista da cidade, sou grato a DEUS por te lo como amigo e conselheiro, como jogador vi jogar pouco mais ouvi muito ,uma pessoa de carater como outros de santa rita que merecem todo respeito, abraços ao turuta e parabéns pela materia .
    ziquinho

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo e arqueiro Ricardo Gomes! Turuta é um cara fantástico! Merece tudo de melhor!

    ResponderExcluir