quarta-feira, 29 de junho de 2011

As lições de Miro Brandão

Quem é Miro?

Miro Brandão só descobriu que seu verdadeiro nome era Wladmir quando passou a frequentar os bancos de escola. Até então, o filho mais velho do radialista Ruy Brandão apenas tinha olhos e ouvidos para as experimentações radiofônicas realizadas no porão de casa. Nascido entre válvulas, fios e ferros de solda, o menino não tardou a perceber que aquela vocação o guiaria por toda a vida.
48 lições de Rádio

Autodidata, Miro ganhou uma profissão através do livro em castelhano, “48 lições de Rádio” – editado em 1944 - e de muita curiosidade. Aos doze, já auxiliava o pai na árdua missão de criar umas das rádios mais reconhecidas do Brasil. Em 1963, casou-se com Lenice Carli Brandão e, nove anos mais tarde, era contratado como laboratorista da ETE FMC.
Mestre Furusawa

Nos 8 anos em que atuou na Escola Técnica de Eletrônica, o rapaz adquiriu com o Padre Furu grande parte dos conhecimentos que aplica até hoje. Foi através das lições deste grande mestre que Miro descobriu os segredos dos transformadores e deu início a uma empresa que viria a se tornar referência nacional.
O início da WB

Em 1981, a WB (iniciais do proprietário) ainda ocupava os fundos da casa de Miro. Os únicos funcionários eram a mulher e os filhos. A primeira máquina de enrolar transformadores - encomendada ao senhor Pedrinho Carletti - é guardada até hoje como recordação. Nessa altura do campeonato, o empresário já dividia seu tempo entre o novo empreendimento e o cargo de encarregado de manutenção no Inatel e teve que optar entre uma carreira e outra. Ao perceber que a empresa iria decolar, teve que abandonar a função de manter em dia os equipamentos importados pela faculdade e seguir carreira solo. Decisão acertada.
Referência Nacional

Se no início a produção era de 10 transformadores diários, hoje a WB chega a produzir mais de 1500 no mesmo período e tem grandes clientes em sua carteira. Nas amplas dependências de sua bem montada indústria, cerca de 40 funcionários são preparados para montar mais de 5000 modelos de transformadores, de acordo com a necessidade do produto. Ainda assim, Miro prefere projetar tudo na oficina onde tudo começou. Sem qualquer diagrama ou manual, o empreendedor cria tudo de cabeça e envia ao Centro Empresarial para confecção em grande escala. É também ali, naquele local de trabalho, que ele encontra sua paz e realiza outra grande paixão: consertar e restaurar rádios antigos.
A Coleção de Rádios Antigos

A coleção de Rádios Antigos de Miro Brandão ultrapassa 40 exemplares. Em uma tarde ensolarada de verão, pude ver uma relíquia encontrada em uma caçamba de lixo e restaurada pelo empresário com minúcia e precisão. “O defeito era apenas um resistor queimado”, conta. Quando o dial começou a percorrer as diversas frequências daquele aparelho sem antena, sons provenientes de diversas rádios japonesas, inglesas e dos mais afastados cantos do planeta surgiram como se estivessem sendo transmitidos da casa do vizinho. Aquele aparelho era mesmo muito bom! Como se já não bastasse a perfeição do rádio, tudo era amplificado por um sistema valvulado confeccionado ali mesmo.
Os amplificadores
Confeccionar sistemas de som é outra grande paixão de Miro. Segundo nos contou, o amplificador projetado pela Philips em 1958 e aprimorado por ele, já foi avaliado até por – Luiz Fernando Cisne – colaborador da Revista Áudio News e profundo conhecedor do assunto. Encantado com a qualidade do sistema formado por dois amplificadores de 50 Watts RMS  e mais um préamplificador, o rapaz chegou a propor uma parceria com Miro para a produção do equi-pamento, mas não obteve êxito. O que o santarritense gosta mesmo é de trabalhar pelo prazer que o hobbie lhe proporciona. Vender, apenas sob encomenda, e com um preço bem inferior ao similar encontrado somente no exterior.
Inspiração
Depois daquela viagem a um paraíso de válvulas, sons e ideias, retornamos com a sensação de que existem universos paralelos em Santa Rita do Sapucaí ainda pouco explorados. Através de ricas experiências de vida como a do Senhor Miro e sua família, notamos que muita coisa acontece por aqui, mas que raramente ficamos sabendo. De histórias como essa, surgem novas inspirações e o sentimento de que esta cidade é um lugar onde tudo é possível. Bastam a paixão e o desejo de fazer bem feito.

(Carlos Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário