quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Globo: Comtac cria grupo multinacional e anuncia investimentos de R$ 10 milhões

A Comtac fabricante nacional de acessórios tecnológicos, fundada em 1998, no Vale da Eletrônica (região de Santa Rita dos Sapucaí, em Minas Gerais), acaba de criar a P&B Holding, grupo multinacional que vai abrigar quatro companhias com fábricas em Santa Rita do Sapucaí, e Ilhéus, na Bahia, e escritórios em Hong Kong e Shenzhen, na China. A nova operação conjunta vai contar com investimentos de cerca de R$ 10 milhões no Brasil, onde serão construídas duas novas unidades fabris, uma delas em Ilhéus e outra na cidade mineira. A meta é de triplicar a produção até 2014.
-Temos excelentes expectativas com as novas operações. Em 2011, mais de 15 milhões de computadores foram comercializados no Brasil, incluindo laptops e desktops, e o mercado de acessórios continuará, certamente, em crescimento _ disse Yves Bolkaerts, presidente da P&B e fundador da Comtac.

As novas fábricas em Ilhéus e Santa Rita, segundo Bolkaerts, reunirão cinco linhas de produção com capacidade para produzir inicialmente 100 mil peças ao mês, entre fontes para computadores, placas, modems, cartões de memória, roteadores e diversos outros produtos voltados ao mercado de Tecnologia da Informação (TI). Serão produzidos também itens que facilitam a conexão por banda larga, um mercado em franca expansão. As unidades terão estruturas para comportar desde a montagem de componentes (SMD) até as etapas de testes, controle de qualidade, embalagem e distribuição dos produtos.

De acordo com Luciano Lamoglia, diretor geral da P&B Holding, a inauguração das novas fábricas permitirá que o grupo amplie o portfólio de produtos em 10%, além de viabilizar a meta de triplicar a capacidade produtiva nos próximos dois anos. Para tanto, até 2014, a companhia criará mais 200 postos de trabalho, divididos entre as novas plantas. O executivo explica ainda que as unidades foram planejadas para comportar, também, demandas originadas a partir de contratos em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer).

- Nossa meta é utilizar a máxima capacidade produtiva das plantas para ampliar nossa atuação no mercado – disse ele.

Atualmente, a fábrica da Comtac em Santa Rita do Sapucaí conta com 50 funcionários dedicados à produção de 150 itens, em uma área de 1.200 m². Com a nova planta, a companhia terá mais de 3.500 m² para abrigar as novas linhas de produção e contratar, em princípio, mais 50 profissionais, ainda em 2012, e outros 50, em 2013. Com relação à unidade de Ilhéus, Lamoglia conta que a equipe básica da nova operação já está contratada, mas a companhia abrirá um processo de seleção para recrutar outros 100 funcionários, assim que o Processo Produtivo Básico (PPB), que já tramita no Ministério da Ciência e Tecnologia, for aprovado.

Para este ano a estimativa é que a P&B Holding alcance um crescimento de 30% – resultado 10% superior ao registrado no ano passado. Para 2013 e 2014, as expectativas de crescimento são de 40% e 50%, respectivamente, fruto da expansão produtiva que estará concluída. Com relação aos escritórios de Hong Kong e Shenzhen, Lamoglia explica que eles foram criados para completar o modelo originado pela Comtac, uma vez que as operações são dedicadas à captação de negócios e parcerias que podem, inclusive, trazer novas linhas de produção para o Brasil.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário