terça-feira, 30 de novembro de 2010

Saudades de um grande educador

Tenho o hábito de percorrer, aos sábados, as principais livrarias da cidade na busca de novas publicações. Gosto de tudo que julgo bem elaborado. Dos clássicos da ciência política, economia e literatura, aos livros de minha área de atuação profissional: a energética.

Num deste sábados, ao examinar algumas publicações que me interessavam, numa grande livraria de um Shopping de nossa capital, deparei-me, na seção dedicada aos livros técnicos, com uma obra de uma disciplina clássica da Engenharia Elétrica e Eletrônica: Teoria Eletromagnética - o livro em questão chamava-se “Comunicações Ópticas.

Sem prestar muita atenção ao nome do autor, fui logo vendo que se tratava de algo de muito boa qualidade.
Curioso, atentei, especificamente, para o nome de quem havia escrito aquele ensaio de inegável fôlego in-telectual. Resultado: tive uma surpresa das mais agradáveis, pois se tratava de um querido mestre do qual tenho a mais grata recordação. Seu nome: José Antônio Justino Ribeiro.

Ao folhear as mais de 400 páginas de seu livro repleto de equações e a-gora atento ao nome do autor, voltei, por intantes, minha mente há 25 anos. Lá estava eu e meus colegas no Instituto Nacional de Telecomunicações assistindo à vibrantes aulas de teoria eletro-magnética do Professor Justino. Lembro-me como se fosse hoje da figura do grande mestre, vestindo seu longo jaleco branco, com barba e cabelos ainda não brancos, nos ensinando suas complicadas equações de Maxwell. Estas equações e tudo mais que envolve o eletromagnetismo de fundamental importância para  a formação do Engenheiro eletricista ou eletrônico. Já naquela época, ele tanto dominava esse assunto de inegável complexidade.

Sempre disposto, não existia nem sábado nem domingo para aquele grande mestre, hoje doutor em engenharia eletrônica pelo prestigiado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Sua disposição para o ensino e a pesquisa foi uma grande referência para todos nós. Gostávamos, eu e o Franklin, hoje professor titular da Universidade de Brasília, de tirar nossas dúvidas no sábado à tarde e ele sempre estava lá para nos ensinar a enxergar mundos maiores.

De origem humilde, professor Justino, capixaba de Mimoso do Sul, fez do estudo uma bandeira de vida. Pesquisador nato, além de excelente professor, não tenho dúvidas em afirmar, embora sua modéstia inerente aos homens de grande inteligência não admita, que hoje é este educador uma referência para quem deseja estudar telecomunicações no Brasil. Que o diga o sucesso de seus livros e inúmeros artigos científicos que ele publicou nas mais respeitadas revistas desse ramo do pensar tecnológico.

Dos seus mais de 40 anos de vida dedicados ao ensino e pesquisa senti, num instante de reflexão, saudades desse grande educador, não só pelo modo original com que nos ensinou a pensar, sobretudo, pelas lições de vida que deu a mim e a todos aqueles que tiveram o privilégio de serem seus alunos.
 
Salatiel Soares Correia é engenheiro, administrador de empresas, mestre em planejamento energético, membro da Sociedade Brasileira de Energia e colaborador do Diário da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário