terça-feira, 30 de novembro de 2010

O melhor da comida da Barzinho

Todo santarritense que se preze tem um barzinho de sua preferência para encontrar os amigos, jogar conversa fora, tomar uma cervejinha ou degustar um bom tira-gosto. Palco de grandes histórias e cenário de muitas aventuras que acabam virando poeira no raiar do dia, muitos são os barzinhos preferidos por nossa clientela e que, cada um à sua maneira, descobre que, para cativar o freguês, nada melhor que uma boa comida. Sendo assim, resolvemos inaugurar este mês uma série de reportagens especiais sobre os bares santarritenses. Descubra quais são o locais preferidos da clientela e saiba o que pedir em cada um deles, na reportagem de Sara Capelo.

Bar do Eco

É impossível passar pela Rua João Euzébio, mais precisamente em frente à Cooperativa e não sentir um delicioso aroma vindo do lendário Bar do Eco. Com uma clientela cativa que se espalha pelas mesinhas dispostas dentro ou fora do estabelecimento, existe também uma sala de sinuca onde o cliente assiste a grandes duelos dos jogadores locais, enquanto degusta um bolinho de bacalhau ou um dos melhores torresmos da cidade. Segundo José Vilas Boas, proprietário da casa, apesar da comida ser ótima, muitos de seus clientes acabam bebendo além da conta e colocam a culpa no coitado do tira-gosto. Vale a pena conferir!

Bar do Kridão

Mais famoso que o Bar do Kridão, somente o proprietário deste que é um dos estabelecimentos preferidos pela mocidade santarritense. Com um ambiente privilegiado, onde as mesas são sempre dispostas na aconchegante “pracinha da cadeia”, Kridão, Kridinho e Kridaço estão sempre com uma cerveja trincando nas mãos e tratam os clientes como se fossem amigos de infância. Os melhores tira-gostos da casa são os lambaris fritos e a “batata à moda”. Sempre sequinhos e com um sabor sem igual, os tais lambaris são muito procurados e merecem ser apreciados por quem entende de tira-gosto. Nos finais de tarde, o Bar do Kridão está sempre aberto. Hora para fechar não tem. Vai muito do humor do querido Euclides Duarte que, não raramente, bota a turma pra correr quando passa de certa hora. Não tem problema.No outro dia está todo mundo lá, em busca de diversão e de uma boa prosa.

Bar dos Malas

Todo santarritense que aprecia um bar de qualidade já se perdeu pela várzea - pelo menos uma vez na vida – tentando encontrar o glorioso Bar dos Malas. No entanto, depois que conhece o local, nunca mais o freguês perde o caminho. Os peixes servidos lá são deliciosos. O molhinho que acompanha as porções então, nem se fale. As especialidades são a tilápia frita e o filé de tilápia, mas eles também servem polenta frita e outros petiscos. “O nosso ambiente é bem familiar e os estudantes também frequentam bastante o bar”, disse o proprietário Sandro Tadeu de Faria. Com os negócios de vento em popa, o estabelecimento ganhou uma filial na rua do Inatel com o sugestivo nome de “Butecão dos Malas” e continua com a mesma qualidade que conquistou centenas de fãs. Passa lá!

Copo Cheio

“Copo Cheio” é um legítimo boteco de primeira categoria. Como o próprio nome já diz, ali o freguês está sempre tomando uma gelada na companhia dos amigos e saboreando tira-gostos difíceis de serem encontrados em outro local da cidade. O diferencial deste estabelecimento é que toda sexta-feira diferentes pratos são servidos à clientela, dentre eles: feijoada, dobradinha e uma deliciosa canjiquinha. Durante a semana, o cardápio é bem variado. São servidas porções de Frango à passarinho, língua de vaca, carne de panela, rabada e torresmo. Nesse verdadeiro palácio da boa culinária de boteco, existe sempre uma especialidade para cada gosto de freguês. Frequentador assíduo do local, o famoso professor Paulo Renato garante que o Copo Cheio tem o melhor tira-gosto da cidade. Voa lá!

Bar do Carlão

Você já saboreou uma deliciosa Dobradinha Portuguesa? Pois saiba que é este o carro-chefe do “Bar do Carlão”, comandado por quem? Isso mesmo! Pelo próprio Carlão! O proprietário conta que muitas pessoas passam por lá diariamente e levam a iguaria para saborear no conforto do lar. Além da dobradinha, seu estabelecimento serve também uma deliciosa canjiquinha, além do tradicionalíssimo joelho de porco. A cada dia da semana é preparado um diferente prato, especialmente projetado para servir de acompanhamento a uma cerveja geladíssima. No sábado, sua especialidade é um fantástico suã. Não dá pra perder!

Bar e Restaurante do Bá

Dizem que o “filé à parmeggiana” é o prato mais saboroso do tradicional Bar do Bá, mas há controvérsias. A verdade é que a cozinha deste estabelecimento é tão boa que fica até difícil escolher o que comer. O bar muda de lugar, o tempo passa, mas a clientela não muda. Afinal de contas, quem experimenta os inacreditáveis frango à passarinho, filé no palito, batata frita, calabresa e medalhão, nunca deixam de voltar. Sebastião Floriano, funcionário do Bá há 15 anos conta que o esta-belecimento é muito familiar e ideal para reunião de amigos. Uma dica: Lá você pode falar de tudo, menos descer a lenha no glorioso Botafogo.

Bar do Sininho
Segundo nos contou Vitório Pata, colaborador do estabelecimento conhecido como “Bar do Sininho”, sua freguesia é ponta firme e sempre se reúne para jogar conversa fora, tomando uma cerveja gelada e apreciando ótimos petiscos. Com um cardápio bem variado e completo, as especialidades do bar são Costelinha frita, Torresmo, frango à passarinho e uma deliciosa linguiça fritinha na hora. Nos finais de semana, o Bar do Sininho abre às onze da manhã e vai até as oito da noite. Chega junto, simpatia!

Seu barzinho ficou de fora? Entre em contato conosco e conte-nos qual é seu estabelecimento preferido. 

(Seleção: Evandro Magaiver Albino)

Um comentário:

  1. Faltou aí o bar do Rogerão. E onde é esse bar do Carlão? Coloque os endereços de cada bar.

    Abraços

    ResponderExcluir