segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Rua Cel. Antônio Moreira, o morro do Zé da Silva.

 Uma das vias mais movimentadas e antigas da cidade, a rua Cel. Antônio Moreira da Costa, sempre contou com importantes estabelecimentos comerciais. No passado, o Sr. Adelino Carneiro Pinto,  ali morou e trabalhou em sua farmácia, conquistando a admiração de todos por sua generosidade para com os necessitados. Na casa ao lado, morava o Sr. José Ribeiro da Silva, que também era proprietário de uma bem sortida casa de artigos para fazenda, ferragens, louças, armarinhos e presentes. Outro ponto comercial muito concorrido nesta tradicional rua de nossa cidade era o Empório Brusamolin, do saudoso José Padóia e que funciona até hoje. Podemos encontrar também a Farmácia Nossa Senhora Aparecida, fundada por Astolfo Lemos Carneiro e que também funciona até os dias de hoje. A Casa Paroquial, é outro prédio muito importante desta via pública, uma vez que abrigou diversos padres e trabalhadores há muitas décadas.

Dentre todos esses atrativos que eternizaram esta rua durante tanto anos, o  ponto alto é, sem dúvida, quando chega o carnaval. Os blocos mais tradicionais da cidade, Ride Palhaço e Democráticos escolheram começar dali seus espetáculos, tornando o ambiente muito especial.

Atualmente, encontramos nesta rua muitos outros estabelecimentos. Um deles é a oficina de Luiz Carlos Lemos Carneiro que abriga também o mais completo acervo de fotografias históricas da cidade. São dezenas de fotos expostas nas paredes da oficina, que podem ser visitadas a qualquer momento.

Há algum tempo, instalaram-se por ali também outros pontos comerciais muito especiais como: a Pizzaria Na Lenha (Antiga Prefeitura),o Bar do Adjair e a Loja Minas Brasil.

O nome da rua deve-se a uma justa homenagem ao benfeitor Antônio Moreira, que tantas obras  proporcionou ao nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário