quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Obra de autor santa-ritense relata a história do Vale da Eletrônica

Como uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, com uma economia baseada na produção de café e de leite, transformou-se em um dos mais importantes centros de inteligência do país? Na obra intitulada “O Vale da Eletrônica”, Carlos Romero Carneiro traça um perfil empreendedor de Santa Rita do Sapucaí e desvenda o que fez de um município com menos de 40 mil habitantes tornar-se referência internacional, ao criar escolas e indústrias de alta tecnologia.
Do início do século XX, quando a cidade ainda lutava para crescer em um terreno pantanoso, à realização da primeira geração de TV digital do país, a obra descreve como o fomento à visão empreendedora pode ser capaz de remover montanhas. Mais do que a trajetória de um município, “O Vale da Eletrônica” é um manual a ser aplicado por boa parte dos municípios brasileiros que sonham em reconhecer a sua vocação. 

Boa parte da história concentra-se na figura de “Paulinho Dentista”, um vice-prefeito bem humorado que dividia o tempo entre consultas em seu gabinete odontológico e um desafio na Prefeitura Municipal. Foi dele a missão de impulsionar o processo de industrialização, duas décadas após a cidade ter criado a primeira escola de eletrônica da América Latina.

Através de 74 entrevistas e uma ampla pesquisa em arquivos históricos, o autor relembra os desafios encontrados pelos primeiros empreendedores que ancoraram às margens do Rio Sapucaí, descreve estratégias, menciona erros e acertos e traça as audaciosas perspectivas do município para as próximas décadas. Com narrativa rápida e de fácil leitura, é possível entender como uma cidade encravada aos pés da Mantiqueira serviu como base de lançamento para deputados, ministros, banqueiros, atletas e até um presidente da República.

O livro “O Vale da Eletrônica” foi lançado na noite de 18 de setembro de 2015, durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Sindvel 

Quer adquirir um exemplar por apenas 25 Reais? Entre em contato conosco pelo fone 3471 3798 ou mande um email para carlos@takefive.ppg.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário