quarta-feira, 25 de março de 2015

ETE FMC promove palestra sobre tendências tecnológicas – Evento será aberto ao público, gratuito e transmitido via web

Santa Rita do Sapucaí, 24 de março de 2014 – Um mundo onde o virtual e o real se misturam; uma agenda eletrônica projetada na porta da geladeira ou a imersão no ambiente do seu jogo favorito. Essas são algumas das tendências tecnológicas que, em pouco tempo, se tornarão realidade e farão parte da rotina das pessoas. Para falar sobre as últimas novidades do mundo da tecnologia e o que está em desenvolvimento, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC, promoverá uma série de palestras no ETE TRENDS. A primeira edição, denominada “Hackeando tendências – tecnologia desmistificada”, será no dia 28/3 (sábado), às 10h. Gratuita e aberta ao público, ainda terá transmissão ao vivo pela web, através do site da escola (etefmc.com.br).
Localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, sul de Minas, a ETE FMC é a primeira escola de tecnologia do país. “Por essa referência em inovação, que nos acompanha desde o final dos anos 50, queremos trazer para o cotidiano dos alunos o que há de mais novo no mundo, os lançamentos das grandes empresas e também o que está por vir”, esclarece o diretor geral da ETE, Alexandre Barbosa.

Um dos palestrantes dessa primeira edição é Ralph Peticov, sócio e funcionário número zero da Mandalah, empresa de consultoria que procura levar ideias de novas tecnologias e inovações para dentro de grandes corporações. “A palestra que farei na ETE será sobre tendências e sobre como podemos aplicá-las aos negócios”, explica Peticov. Com vocação para hackear tendências – “ressignificar algo que todos acreditam que não se pode mudar” – Peticov levará seu olhar criativo para dentro da instituição. “Quero mostrar ao público como olhar o mundo por meio de uma ótica diferente.”

Nessa mesma linha, outro palestrante, Boo Aguilar, apresentará a realidade virtual por meio de um equipamento exótico. “Levarei para minha palestra o Oculus Rift para demonstrá-lo aos participantes. Esse dispositivo faz com que o usuário consiga imergir no mundo dos jogos; essa é a realidade virtual.” Com 25 anos de idade, Aguilar já é formado pela Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo, em Human Computer Interaction e é responsável por protótipos de soluções tecnológicas inovadoras. Em sua palestra, também abordará a realidade aumentada para trazer o mundo virtual ao real. Isso possibilita, por exemplo, colocar a agenda do e-mail na porta da geladeira apenas utilizando óculos especiais. “Essas tecnologias ainda estão em desenvolvimento. Grandes empresas, como Google, Microsoft e Apple, estão investindo para alcançar o metaverso: espécie de mundo igual ao mostrado no filme Matrix”, explica.

Normalmente, segundo Aguilar, as novas tecnologias costumam afetar muito a vida das pessoas. Por isso, existe grande interesse em conhecer o que há de mais moderno saindo dos grandes laboratórios de desenvolvimento. Boo Aguilar explica, ainda, que esse futuro está próximo e que, com certeza, mudará o cotidiano das pessoas. “Estamos muito próximos de um canvas infinito para nossas mentes, como uma tela em branco, para que os usuários possam interagir livremente”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário