quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Empresas do Vale da Eletrônica são destaque em premiação industrial

Comenda Sinhá Moreira" reconhece companhias que contribuíram para o desenvolvimento da região, que abriga um dos maiores centros tecnológicos do país; Biquad e Petcom foram as empresas ganhadoras do prêmio Uma das premiações de maior renome do setor industrial de Minas Gerais, a "Comenda Sinhá Moreira" foi criada com o objetivo de reconhecer personalidades e empresas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, localizado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul Minas Gerais. Na edição desse ano do prêmio, duas companhias do Arranjo Produtivo Local (APL) foram ganhadoras da medalha: a Biquad Tecnologia, na categoria "Empresa Inovadora", e a Petcom – Peltier Eletrônica e Telecomunicações, que venceu como "Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários". A cerimônia de entrega da Comenda será realizada no dia 25 de novembro, no Salão de Eventos do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Em Santa Rita do Sapucaí. 
Promovida pela Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí (AISRS) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), a Comenda Sinhá Moreira será entregue à Biquad, em reconhecimento ao elevado nível de inovação tecnológica alcançado com o "Encoder de RDS/RBDS Acadia", um processador de áudio digital que transmite dados através de ondas de rádio analógico. "Pensamos em um produto que possibilitasse às emissoras de radiodifusão enviar diversos tipos de informações em formato de texto para os ouvintes, como nome das músicas que estão tocando, notícias, publicidade e outras informações que compõem a grade de programação", explica a diretora da empresa, Mariana Mendes. A tecnologia, já difundida na América do Norte e na Europa, é a primeira inteiramente produzida em território nacional e se configura como uma solução para substituir as importações e potencializar o mercado interno. 

Na categoria Empresa com Maior Crescimento do Número de Funcionários, a Peltier, que também atua no segmento de telecomunicações, se destacou entre as candidatas e ficou com o primeiro lugar. A companhia quase triplicou o número de colaboradores em apenas um ano, como afirma o diretor-presidente Mário César Moreira. "De agosto de 2013 a julho desse ano, passamos de 105 para 293 funcionários, um crescimento de quase 200%, inauguramos uma sede própria e estamos como uma excelente aceitação no mercado, em função dos nossos produtos e processos inovadores", diz. 

Para o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, a Comenda Sinhá Moreira é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dos empresários do APL. "O prêmio busca motivar o trabalho dos empreendedores de Santa Rita do Sapucaí, de modo que a região se consolide cada vez mais como referência nacional no setor eletroeletrônico e continue ampliando as suas exportações", afirma. Além das empresas, a condecoração também premiará o Deputado Federal Olavo Bilac Pinto Neto, como Personalidade Ilustre do ano, que reuniu esforços para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica, como importante polo gerador de tecnologia e inovação do país.
Deputado Bilac Pinto receberá Comenda como Personalidade Ilustre do Ano.
Produtos inovadores para a educação 

A Exsto Tecnologia, companhia que fabrica equipamentos voltados para o ramo de didática tecnológica, também concorreu na categoria "Empresa Inovadora", com o "Qualificação Móvel", um laboratório totalmente portátil, que visa impulsionar a educação em tempo integral auxiliando as instituições de ensino que queiram levar qualificação para locais que não possuem uma estrutura própria. A solução foi criada a partir da demanda de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), podendo chegar, por exemplo, a presídios e a locais de difícil acesso. A peça é composta por 5 bancadas, 4 para atender aos alunos e uma para o professor, que também conta um quadro branco e uma TV. Todos os materiais de consumo utilizados, como cabos conectores e fios também são fornecidos pela Exsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário