quinta-feira, 17 de outubro de 2013

32ª Fetin acontece na próxima semana

Um aparelho que capta energia cinética, como o movimento de automóveis, para produzir energia elétrica, um dispositivo voador que monitora imagens em locais de difícil acesso e uma casa automatizada que pode ser controlada remotamente. Esses são apenas alguns exemplos dos projetos inovadores que serão apresentados durante a 32ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin, que ocorre entre os dias 24 e 26 de outubro, no campus do Instituto.

Dentre os cerca de 60 projetos que estarão expostos na feira, alguns foram destacados, durante a apresentação dos protótipos, pelo coordenador da feira, professor Bruno de Oliveira Monteiro, como o caso do Harken e Elektro Weight.

O primeiro é um aeromodelo multimotor remotamente controlado, mais conhecido como Drone (do inglês, Zangão), de baixo custo, que possibilita produzir imagens aéreas com precisão, facilidade de acesso e segurança. O projeto que, já foi apresentado na Fetin de 2012, está em sua 7ª versão e opera de modo mais estável e confiável em relação às versões anteriores.
O Elektro Weight por sua vez, tem a proposta de ajudar a humanidade em um de seus maiores desafios do século atual: a transição para um futuro de energia sustentável. É um projeto voltado para energia renovável, sem emissão de poluentes, com um sistema capaz de converter energia mecânica em elétrica quando submetido a qualquer pressão capaz de colocar o sistema em funcionamento, como o movimento de automóveis, por exemplo.

Esse ano, a Fetin apresentará também uma casa inteligente. O projeto Smart Home foi premiado em 2012 com o primeiro lugar, no entanto, esse ano será projetada uma casa em tamanho real que mostrará o conceito do projeto aplicado no dia a dia. Seu objetivo é permitir a uma pessoa com deficiência ou cuidador, monitorar e controlar as atividades de um ambiente a distância. Todo esse gerenciamento é feito através de uma página web, podendo ser acessada de um smartphone, tablet ou computador a qualquer hora, em qualquer lugar.

"Com a implementação de novas tecnologias no projeto, esperamos mudar o conceito que os visitantes da FETIN têm sobre Automação Residencial e mostrar que é possível ter uma casa inteligente em um futuro não muito distante", relata o aluno Alled Ghazale de Paiva, um dos responsáveis pelo projeto.

Para o professor Bruno Monteiro, a FETIN se tornou um excelente espaço para o surgimento de novas oportunidades, como um estágio, um emprego, uma proposta de parceria ou até mesmo a venda de uma ideia. "Hoje, a FETIN é uma grande vitrine viva", afirma.

Projetos internacionais

Aproximadamente dez projetos internacionais das áreas de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica e Engenharia de Controle e Automação,serão apresentados na Fetin. Os projetos foram escolhidos através de um edital. Até o momento, estão confirmados quatro trabalhos da Bolívia, um de Taiwan e outro da China. Também haverá trabalhos do Chile sendo apresentados.

"A apresentação desses trabalhos foi iniciada ano passado e passou a fazer com que Fetin tenha uma visibilidade internacional", comenta o coordenador.

Programação

Além dos projetos, a Fetin traz programação com diversas atividades para os visitantes do evento, como workshops gratuitos sobre temas tecnológicos, ministrados por alunos e especialistas do Inatel, palestras e debates, visitas guiadas ao campus do Instituto e competição Arduino Challenge, promovida para alunos do Ensino Médio.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas pelo site www.inatel.br/fetin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário