sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pe. Furusawa - 50 anos dedicados à ETE FMC

Motoyasu Furusawa nasceu no dia 21 de setembro de 1920, no sul do Japão, em uma península chamada Kuiamoto. Chegou ao Brasil aos nove anos de idade, depois de uma viagem de navio que durou 40 dias e, juntamente com sua família, foi morar no interior de São Paulo, numa cidade na divisa com o Mato Grosso, chamada Segunda Aliança, onde trabalharam com agricultura por seis anos, até mudarem para a capital paulista.
Padre Furusawa ingressou na Companhia de Jesus em 1940, tendo sido ordenado 10 anos depois, na Espanha. Atualmente com 93 anos, completa Bodas de Ouro de dedicação a ETE FMC. Chegou em Santa Rita do Sapucaí em maio de 1963, um ano depois de formada a primeira turma da Escola e já atuando como Professor de Eletricidade e Eletrônica. Esteve nas salas de aula até 1991, quando sofreu um acidente de bicicleta que gerou algumas fraturas. Parou de lecionar, mas continuou monitorando o Laboratório de Eletricidade.

Padre Furu, como é carinhosamente conhecido, trouxe muitas benfeitorias ao longo destes 50 anos, entre as quais podemos destacar toda a instalação elétrica dos prédios da ETE FMC. Também foi o criador do sistema de aquecimento solar dos antigos alojamentos que, na época, era mais eficiente do que os disponíveis no mercado.

Padre. Furusawa desenvolveu um método de construção de transformadores que foi muito usado por vários anos nas indústrias de Santa Rita do Sapucaí, e teve participação ativa nas obras lideradas pelo saudoso Padre Vaz.

Com personalidade reservada, Furu se dedicava às aulas e a cuidar dos alojamentos. Suas principais atividades eram voltadas aos alunos: sempre colaborou o funcionamento dos trabalhos de ProjETE e auxiliava na realização da feira.  As fontes de alimentação utilizadas pelos alunos no evento foram confeccionadas pelo próprio Furusawa com ajuda da equipe de manutenção, a partir de material de refugo doado por empresas do Vale da Eletrônica.

No início da construção da Escola, os laboratórios foram equipados com aparelhos usados, doados pela Marinha de Guerra do Brasil, pela Alemanha e países do leste Europeu. Frequentemente chegavam caminhões cheios de sucata e os alunos orientados pelo Padre Furusawa reformavam os materiais e os transformavam nos equipamentos a serem usados em salas de aula.

Querido por todas gerações de alunos e por toda comunidade local, orgulha-se te ter sido contemplado com Título de Cidadão Honorário Santa-ritense. Em seu laboratório ainda restam provas de suas ações, como as plantas elétricas da ETE com sua letra e cálculos, agenda com anotações, o trem eletromagnético e diversos outros projetos desenvolvidos por ele.

(Andréa Pedroso)

Um comentário:

  1. Que linda historia de vida , uma vida dedicada a ensinar e educar os jovens , parabens !

    ResponderExcluir