sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Portal G1: Invenções internacionais são destaques na feira do Inatel deste ano

Objeto que mede sinais elétricos do cérebro é uma das novidades. Campainha sustentável e que não utiliza rede elétrica está na Fetin.

Invenções tecnológicas estão expostas, até sábado (20) na 31ª edição da Feira Tecnológica do Inatel em Santa Rita do Sapucaí (MG) e a novidade deste ano são as criações de estudantes de outros países da América Latina.
A Fetin traz, alem de workshops sobre engenharia, tecnologia e estratégias empresariais, cerca de 50 novidades nas áreas de eletrônica, telecomunicações, computação, engenharia, biomédica e redes estão à mostra. Entre os projetos inovadores estão objetos que medem sinais elétricos do cérebro, sensores que medem a pressão arterial e campainhas que se abastecem com a energia solar.
Um exemplo é um sensor que registra as informações sobre a pressão arterial e as coloca à disposição do médico na internet. Este é apenas um dos dispositivos apresentados na feira e que já tem a aprovação do médico cardiologista Lucas Murad.“O objeto pode antecipar consultas e visitas ao paciente e ajudar a otimizar o nosso trabalho”, diz.
O jornalista Giácomo Costanti teve um infarto há pouco tempo, mas com um aparelho como este, ele afirma que se sentiria muito mais tranquilo. “Vou querer o meu, porque com isso eu posso usar de casa, do trabalho e estabelecer uma conexão contínua com o médico”, informa.
Outra inovação é uma campainha prática e ecologicamente correta. Primeiro é feita a instalação de um transmissor próximo ao portão, depois, é colocado um receptor dentro de casa e está pronta a criação, idealizada por Carlos de Souza. “A campainha funciona com a energia solar, e não precisa quebrar as paredes para que ela seja instalada. Em apenas cinco minutos ela está funcionando. É um produto sustentável também, porque funciona até mesmo em dias chuvosos e não usa a energia elética”, informa.A aluna de engenharia biomédica, Isabel Francine Mendes, comenta que está muito feliz em ver como o projeto funciona. “É a oportunidade que temos que de colar em prática o que aprendemos na sala de aula”, destaca.
Outro aparelho permite, por exemplo, que a luz seja apagada ou acesa apenas com a força do pensamento. Esta é uma criação dos estudantes da Argentina. Segundo Eduardo Neiva, criador do projeto, as pessoas com problemas motores podem utilizar o aparelho para ligar e desligar ventiladores, subir ou descer cortinas e também apagar e ascender as luzes. Isso acontece com a leitura dos sinais elétricos do cérebro. “É um aparelho que permite que as pessoas com dificuldades motoras tenham mais independência dentro de casa”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário