quinta-feira, 3 de maio de 2012

O retorno do Pe. Guy Ruffier SJ a Nova Friburgo

Na última semana, soubemos que o Diretor da ETE FMC, o Padre Guy Jorge Ruffier SJ, foi designado pelo Provincial Jesuíta Padre Mieczyslaw Smyda, para voltar a dirigir o Colégio Anchieta, de Nova Friburgo. Desta forma, em breve, Santa Rita do Sapucaí se despedirá de um de seus cidadãos mais ativos e empreendedores.
Ao longo dos seis anos em que esteve à frente da ETE FMC, muita água rolou. Padre Guy Ruffier chegou para substituir o inesquecível Padre Raul e, desde então, integrou-se à comunidade para favorecer iniciativas, nos mais diversos setores.

Logo que assumiu a diretoria da Escola de Eletrônica, em meio às transições naturais do início de sua administração, Guy teve que se deparar com uma ameaça de desapropriação do prédio provisório (Bloco 1) da Instituição e soube tratar o assunto com grande inteligência e estratégia.

Nos anos seguintes, a ETE acabou se tornando responsável pela gestão do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), com a importante missão de oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores e jovens locais. Mais uma vez, a atuação do estimado Padre Guy foi fundamental nesse processo e grandes conquistas têm sido alcançadas.

Com o apoio dos diretores Ialdo Correia, Prof. Alexandre Barbosa e do Pe. Ramon de La Cigoña (que acaba de ser substituído pelo Pe. Elcio José de Toledo SJ), a ETE FMC passou por grandes transformações nesse período ao inaugurar um Museu da Eletrônica, criar um Centro de Convivência conhecido como Casa Nossa Senhora da Paz, oferecer uma nova modalidade (Equipamentos Biomédicos), consolidar o ETE Ensino Médio e criar o CEDEN (Centro de Desenvolvimento de Negócios).

Mesmo com todas essas obras, num curto período de tempo, talvez a maior delas tenha sido sua atuação junto ao Hospital Antônio Moreira da Costa. Quando soube da situação precária da saúde local, coube ao Padre Guy – juntamente com outras lideranças – criar um ambiente mais profissional dentro da entidade, estabelecer regras para o bom atendimento e implementar um Centro de Diagnóstico por Imagem, inédito no município.

Como se já não bastasse todas essas ações pelo bem-estar de nossa comunidade, não poderíamos nos esquecer que o querido Padre Guy é também um sacerdote e, como tal, participou de evangelizações na zona rural, realizou missas, casamentos e mostrou aos santarritenses que a verdadeira oração é feita de obras que empreendemos em benefício da coletividade.

Sim. Sentiremos muita falta deste senhor de cabelos brancos e palavra franca. Para nós, será inesquecível sua firmeza de caráter e transparência nas ações. O que restará para nós será o sentimento de que aprendemos muito, a saudade do amigo e os votos que nossas vidas se cruzem num futuro breve.

Ao empreendedor, Guy Jorge Ruffier, SJ, nossos agradecimentos e votos de que seja muito feliz em seus próximos trabalhos. Que seu amor pela prática cristã se perpetue por muitos anos e possa beneficiar novamente Nova Friburgo – terra onde os desastres naturais colocaram a população sob tão duras provas e privações.

2 comentários:

  1. Amigo Carlos! Suscribo todas as suas observações. O Pe. Guy amou mesmo a cidade e o povo de Santa Rita!

    ResponderExcluir
  2. cezar romero de souza-045-993565653 de maio de 2012 13:23

    Mesmo eu estando
    distante já antevejo a falta que esse baluarte do bem Estar Social irá fazer para nossa cidade.Santa Rita do Sapucaí deve muito a esse trabalhador incansável. Tomara mesmo que sua próxima jornada seja coroada de muito êxito e sucesso pessoal e coletivo.

    ResponderExcluir