quarta-feira, 4 de abril de 2012

ETE FMC homenageia Cecília Pedroso Barbosa

Maria Cecília Pedroso Barbosa nasceu em São Paulo, mas passou toda a infância e adolescência em Pouso Alegre. Sua vinda para Santa Rita do Sapucaí, aconteceu em 1969, quando se matriculou no curso de Engenharia Operacional, do recém criado Inatel. Naquele mesmo ano, conheceria seu esposo na faculdade, um aluno chamado Navantino que viria se tornar um dos professores mais lendários da ETE FMC.

Em 1972, Navantino trocou a disciplina de Ele-tricidade por outra matéria, e foi substituído por sua futura esposa. Desde então, com apenas 22 anos, Cecília lecionou a diversas personalidades locais, dentre elas: os professores Wander, Carlos Godoy, Geraldo Gil, Tadeu e os empresários, Souza da Linear e Max.

Depois de 4 anos convivendo com termos como indutância, ressonância e outras nomeclaturas complicadas, Cecília pediu dispensa para dar a luz ao seu filho e, como ele passou por algumas intervenções cirúrgicas delicadas, acabou se afastando por 14 anos da instituição. Nesse meio tempo, tornou-se catequista da Paróquia local, vocação que acabou favorecendo para que ela viesse novamente lecionar na ETE FMC.

Em 1991, o Padre Sefrin se preparava para implantar a disciplina de ensino religioso na ETE FMC e convidou Cecília para assumir as aulas. Com um posicionamento voltado para valores religiosos gerais, a professora não tardou a conquistar a admiração dos estudantes. “Até hoje, quando eu estou na rua, ainda sou cumprimentada pelos antigos alunos, que dizem ter gostado das minhas aulas. Isso me deixa muito contente.”
Dez anos depois, com o surgimento de uma disciplina chamada “Fundamentos de Cidadania”, a experiente professora foi escalada para assumir esta cadeira e ajudou a escola a implementar um projeto de formação integral. “A idéia era incentivar o relacionamento interpessoal e desenvolver o raciocínio lógico através de jogos.” – conta.

Nos anos seguintes, algo muito interessante passou a acontecer na vida de Cecília: além de seu marido e ela darem aulas na escola, seu filho também foi aprovado no processo seletivo e passou a estudar na instituição. Depois, foi a vez dos três filhos de sua empregada também se formarem na ETE FMC. Atualmente, sua neta está no terceiro ano do curso técnico. “A ETE é uma continuação da minha casa. Meu projeto de vida é me aposentar aqui, o que deverá acontecer em quatro anos.”

Atualmente, Cecília atua como Orientadora Educacional do segundo e do terceiro ano. Com muita sensibilidade e carinho pelos alunos, sua missão é orientá-los na solução de seus problemas, auxiliá-los na formação de grupos de estudo e estabelecer uma ponte entre os pais e professores.

Padre Guy Jorge Ruffier, Diretor da ETE FMC, assim falou sobre uma de suas colaboradoras mais antigas: “O cargo que a Cecília ocupa é essencial em nossa proposta de educação. Diariamente, chegam a ela os mais variados desafios que afligem alunos, professores e pais e, para isso, é necessário muita delicadeza e firmeza – atributos que ela tem de sobra. Eu a vejo como uma pessoa muito prestativa, fiel e pontual. Ela parece ser uma  pessoa bem reservada e que trabalha sempre em silêncio, sem fazer alarde. Muito estimada pela comunidade acadêmica, sua missão junto à instituição já dura quase uma vida, o que é motivo de grande gratidão para todos nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário