quinta-feira, 5 de abril de 2012

Benedito Capistrano e a criação do Santa Rita Country Clube

Como tudo começou

No final de 1959, Benedito Capis-trano Alckmin teve uma ideia até então inovadora para os padrões locais. Ele sonhou em criar um clube no qual a sociedade local pudesse nadar, praticar esportes e realizar eventos sociais. Até então, a cidade dispunha do Clube Santarritense (Praça Santa Rita) para realizar suas festas, mas não contava com um bom espaço de lazer. Foi aí que ele chamou os amigos, juntou forças e implementou um projeto que seria útil à população até os dias de hoje. A história do surgimento do Santa Rita Country Clube você confere a seguir.

Carlos José Ribeiro conta que, ao vislumbrar o projeto, Ditinho chamou um grupo de amigos e pediu aos santarritenses que colaborassem na obra. Aos irmãos Rubens e Hélio de Luna ele pediu que fizessem a planta. Já a piscina, foi assinada pelo engenheiro Fernando Costanti que a desenhou com uma bonita passarela de luzes coloridas, trampolins e raias. “O local escolhido para receber o audacioso projeto foi doado pela família Andrade. Aquele local era um pasto e precisou ser todo aterrado. Em reconhecimento, o Di-tinho doou 20 cotas para eles.”

Outra recordação de Carlinhos Dentista foi do esforço empreendido pelo promotor Joaquim de Araújo Porto, responsável pela venda das ações: “Ele se empolgou com o desenvolvimento de Santa Rita e abraçou o projeto de execução do Clube. Todos os dias, ele ia às obras.”

Texto do Folder Promocional do Santa Rita Country Clube:

“À margem esquerda do majestoso Rio Sapucaí, ensombrado de chorões que se debruçam mansamente sobre as águas, ergue-se o Santa Rita Country Clube. Fruto da ação dinâmica do povo santarritense, ele representa as afirmações da cultura intelectual e física de nossa gente. Para as crianças, criamos uma piscina em forma de trevo, símbolo da felicidade, para que tenham a agradável sensação do esporte sadio. Aos jovens, existirá uma artística piscina, em estilo ornamental e olímpico, de contornos largos, onde todos poderão praticar o refrescante esporte da natação.”
 
Concretizando um sonho

Depois de dois anos, o sonho de Benedito Capistrano foi finalmente concretizado e o Santa Rita Country Clube estava pronto para ser inaugurado. O espaço, bem mais simples do que temos hoje, era composto apenas pela área da piscina grande e dos vestiários. No dia do lançamento, um grande coquetel foi realizado ao redor da piscina e todos – sem exceção – foram jogados dentro d´água. Nem a diretoria escapou da brincadeira.

Primeira Diretoria do Country Clube

Presidente
Benedito Capistrano Alckmin
Vice
Rubens Amaral
1º Vice
Dr. José Alcides Rennó Mendes
2ºVice
Huet Moreira
1º Secretário
Dr. Arlete Telles Pereira
2º Secretário
Jader Machado Homem
Orador
Dr. Joaquim de Araújo Porto
Procurador
Dr. José Caponi de Melo
Diretor Social
Cap. Paulo Cunha Azevedo
Diretor de Esportes
Dr. Carlos José Ribeiro
1º Tesoureiro
Nelson Azevedo Marques
2º Tesoureiro
José Ribeiro da Silva
Diretor de Patrimônio
João Batista Costa
Novos desafios

Após a inauguração do empreendimento, diversas famílias passaram a se interessar em fazer parte do Clube e cerca de 400 cotas foram vendidas. Com o crescente número de sócios, o projeto ganhou força e várias obras foram implementadas nos anos se-guintes. “Cada diretor que entrou foi construindo alguma coisa.” Carlinhos conta que uma delas - a cobertura do Ginásio Poliesportivo - foi realizada através de uma doação de 5 milhões de Cruzeiros feita pela ASA – Associação Santarritense de Atletismo. Como contrapartida, o Country deveria sediar – uma vez por ano – os jogos promovidos pela agremiação.

A fusão

Em 1985, a chapa encabeçada por Carlinhos Dentista assumiu a diretoria com a missão de realizar a incorporação do antigo Clube Santarritense ao Santa Rita Country Clube. Até então, as duas Associações eram independentes e coube aos novos diretores realizar sua fusão. “Nós definimos em reunião que todos os sócios que estivessem em dia com o Clube Santarritense ganhariam uma cota do Country e continuariam sócios. Naquele momento, 40 cotas estavam em dia e eram aquelas famílias que mantinham a antiga entidade em funcionamento. Os associados que deviam não foram beneficiados.”
Ontem e hoje

De lá pra cá, muita coisa mudou. O Country ampliou suas instalações, construiu novas piscinas, sauna, diversas quadras e campos de futebol, criou um salão de festas e até montou umas das academias mais completas da cidade. Atualmente, seu presidente é Benedito Capistrano Neto, o Taninho, que herdou, não somente o nome do fundador da Associação, como também a cota de número 001 e o grande amor que o avô nutria por este importante projeto.

Relato sobre um importante benemérito

“Depois de tanto tempo, muitos santarritenses já não se lembram do mentor desta iniciativa que transformou a cidade. Da primeira diretoria, restaram apenas eu, o Huet Moreira e o Caponi. Quando o Country completou 50 anos, até sugeri ao Taninho que fizesse uma festa em homenagem ao seu avô, tamanha foi a sua importância. O senhor Ditinho Capistrano era um homem espetacular. Na minha gestão até colocamos uma placa em sua homenagem no local. A cidade deve muito a ele.” – relata Carlinhos Dentista.
 
(Carlos Magno Romero Carneiro)

Agradecimento Especial ao amigo Carlos José Ribeiro

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário