quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ETE FMC homenageia Dona Lazinha, sua colaboradora há 27 anos

Existem pessoas que passam por nossas vidas, convivem anos conosco e que, muitas vezes, nem nos damos conta de que suas ações têm influência direta sobre nossas vidas. Sempre disposta a ajudar, Lazara Marcelino é uma dessas criaturas e sua nobre missão é cuidar com carinho daqueles que vieram a Santa Rita para praticar o bem e transformar a educação de milhares de jovens.

Com 27 anos de trabalho na ETE FMC, Lazinha é a governanta da residência dos Jesuítas, mas muitos funcionários, alunos e professores ainda não a conhecem. Com um zelo imenso pelos Padres que administram a instituição, esta valiosa colaboradora lava, passa, cozinha, costura, faz compras e ainda cuida da limpeza. Sua rotina começa às sete e quinze da manhã, quando chega para preparar o café, e termina às três e quinze da tarde, ao terminar os últimos afazeres. “Até como enfermeira eu trabalho quando é preciso. É muito gratificante poder ajudar. Sou apaixonada pela minha profissão” – confidencia a jovem senhora de 59 anos.

Para Lazinha, existem muitos momentos especiais vividos dentro da escola que ajuda a cuidar. A governanta confidenciou que as ocasiões que mais gosta acontecem quando ela viaja com os funcionários para cidades turísticas, participa de retiros espirituais ou quando a escola promove festinhas em comemoração ao seu aniversário. Sobre um momento feliz de sua vida, recorda de algumas passagens: “Eu sempre quis ter uma bíblia, mas nunca tive a oportunidade de comprar. Quando o Irmão Carriello me presenteou com uma, achei aquele gesto muito bonito. Minha felicidade também foi grande quando o Padre Sefrin realizou o casamento de minha filha. Aquele momento foi inesquecível.”

Quando perguntamos sobre a convivência com os Padres, Lazinha afirmou que é algo muito enriquecedor, uma vez que seu crescimento vai além da profissão: “Eu aprendo muito com eles sobre a vida e sobre a espiritualidade. Lições assim a gente carrega para sempre. A amizade que tenho por eles é tão grande que sinto muito quando alguns vão embora, como foi o caso dos padres Sefrin, Villa, Ramón e Teixeira. De tudo, o que mais me marcou foi quando os Padres Raul e Vaz ficaram doentes. Eu e o Irmão Salvador tomávamos conta deles e aquilo me deixava muito comovida”. Lazinha também diz que sua ligação é tão forte com a profissão que até quando está em casa pensa nas suas tarefas: “Quando chegam minhas férias minha cabeça fica aqui, mas entendo que é preciso descansar”.

Assim descreve Padre Guy Jorge Ruffier SJ, Diretor da ETE FMC, sobre nossa homenageada: “Dona Lazinha é uma pessoa muito fiel, pontual e discreta. Valorizo muito sua capacidade de conviver e lidar com pessoas de idade, portadoras de hábitos já cristalizados. O fato de ser muito religiosa faz dela alguém muito familiar a nós todos. Fico muito feliz com esta homenagem a ela”.

(Carlos Magno Romero Carneiro)

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei o site! Gostaria de entrar em contato para lhe fazer uma proposta interessante para o site.

    Por favor, aguardo seu retorno.
    veronica.fassoni@gmail.com

    Grata, Verônica

    ResponderExcluir