sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ETE FMC

Pau pra toda obra

Nascido em Santa Rita do Sapucaí, Benedito Braz de Barros foi contratado pela ETE FMC em 1975 para trabalhar como servente de pedreiro e, desde então, tornou-se uma espécie de coringa da instituição. Sempre com muita disposição e talento, ele atuou como eletricista, guarda e faxineiro, além de percorrer a cidade inteira para colar cartazes e sempre fez de tudo um pouco. “Fui contratado pelo Padre Raul para rebocar os alojamentos e ajudar na construção das 5 residências dos professores. Desde então, faço o que for necessário para contribuir.” – conta o profissional.

Dos 60 anos de vida de nosso homenageado, 36 foram passados dentro da escola e Dito Braz não se arrepende: “Eu sou muito grato a esta escola. Tudo o que conquistei eu devo à oportunidade que tive na ETE FMC”. Já seus colegas brincam com sua paixão pelo trabalho e contam causos que o marcaram nesses anos todos. “O Dito Braz gosta tanto de trabalhar aqui que sempre pedia para a mulher ficar esperando em casa com um prato de sopa, atravessava a cidade inteira em sua bicicleta vermelha, comia correndo e voltava à escola com 20 minutos de antecedência!”, conta o amigo Paulo Sérgio da Silva Souza.

Sempre com muito bom humor e jogo de cintura, nem mesmo algumas quedas da escada o tiraram de seu posto. Segundo conta, a época em que fica mais contente é quando acontece a Projete – Feira de Projetos dos Alunos da ETE. “A quantidade de trabalho dobra, mas a satisfação dos alunos é algo que não tem preço pra mim.” Em contrapartida, os momentos de maior tristeza em sua trajetória foram marcados pelo falecimento de seu grande amigo Padre Raul e do jovem professor Paulo César (PC).

Benedito Braz tem três filhos – duas meninas e um rapaz – e todos eles se formaram na ETE. O mais novo, Rafael, terminou o curso no ano passado e também foi contratado pela escola através do CEDEN – Centro de Desenvolvimento de Negócios.

Quando perguntamos se sua intenção é permanecer muitos anos na instituição, Dito Braz titubeou, mas acabou confessando: “Eu pretendo trabalhar mais um pouco, mas quero descansar em breve. Acredito que minha contribuição, graças a Deus, já foi dada e estou feliz por isso. Eu fico realmente muito satisfeito ao ver o quanto essa escola cresceu. Quando eu cheguei aqui, não havia essa quantidade de laboratórios, os alunos eram bem mais velhos. Hoje, estamos melhores do que nunca.”

Assim falou o Diretor Geral da ETE FMC, o Padre Jesuíta Guy Jorge Ruffier: “Benedito Braz, receba uma pequena homenagem de nossa Instituição. Nós reconhecemos a inestimável contribuição por seus serviços prestados e nos sentimos imensamente agradecidos por sua alegria e boa vontade. Em nome de todos os professores, alunos e funcionários, nosso muito obrigado!”

 (Carlos Magno Romero Carneiro)
Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário