segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aquira a obra Jonas Costa sobre a história da lider negra Maria-Bonita

Cozinheira e benzedeira afamada de Santa Rita do Sapucaí (MG), Maria Bonita criou sete filhos praticamente sozinha depois que o marido migrou para a capital paulista, de onde jamais regressaria. Sem descuidar das lides domésticas, fundou e liderou uma agremiação carnavalesca (Mimosas Cravinas) e um clube recreativo (Associação Santarritense José do Patrocínio), ambos destinados aos afrodescendentes. Teve grande influência sobre a comunidade negra e envolveu-se com a política local. Conheceu estadistas e hospedou artistas. Vocacionada para a maternidade, amamentou muitas crianças, batizou outras tantas e acolheu filhos alheios. 

Os negros sentiam-se liderados por Maria Bonita e lhe atribuíam poder temporal e espiritual. Mulher de hábitos simples, ela possuía uma personalidade complexa. O papel de liderança de Maria Bonita é o fio condutor de "A rainha operária e sua colmeia negra". Todavia, este livro-reportagem não tem caráter exclusivamente biográfico: narra também períodos que antecedem e sucedem a vida da líder negra, além de descrever a conjuntura local em cada momento histórico.

Número de páginas: 182
Peso: 272 gramas
Edição: 1(2011)
Acabamento da capa: Papel Couché 300g/m², 4x0, laminação fosca.
Acabamento do miolo: Papel offset 75g/m², 1x1, cadernos fresados e colados (para livros com mais de 70 páginas) ou grampeados (para livros com menos de 70 páginas), A5 Preto e Branco.
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas. 

Acesse aqui para adquirir a obra: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário