quarta-feira, 19 de agosto de 2015

OPINIÃO: a palavra que define o "Cidade Criativa" (Por Carlos Romero Carneiro)

Logo no início do “Cidade Criativa, Cidade Feliz” o músico Diego Nogueira, durante a apresentação de seu espetáculo “Projeto Philadelphia”, distribuiu na platéia uma pulseirinha que, ao meu ver, definiria todo o mês de agosto: GRATIDÃO. Para mim, esta é a palavra que exprime a essência do movimento. Sem ela, criatividade, arte, ousadia, empreendedorismo, não teriam o menor sentido. É esta essência colaborativa e a vontade de tomar parte de um projeto grandioso que motiva dezenas, talvez centenas de voluntários a botarem seus talentos e esforços na transformação de uma comunidade.

Como moro quase em frente ao Dija Gastronomia, notei o grande movimento no restaurante por conta de sua participação no “Petiscos de Buteco” e sua alegria em ser tão reverenciado pelos fregueses que, só agora, descobrem o local. Mal sabia ele que, enquanto servia seu “Fondue do Tchora” em uma das mesas, ali estava a pessoa responsável pela iniciativa e que havia recortado, um a um, todos aqueles displays que ornamentavam suas mesas.

Na semana seguinte, um grupo de artistas se reuniu para transformar a fachada da antiga Katrin através do grafite e, outra vez, lá estava a tal “GRATIDÃO”. Soube que uma menina havia viajado 8 horas de ônibus para chegar a Santa Rita e pintar as paredes de uma cidade que talvez ela nem conhecesse.

Enquanto escrevia este texto, recebi a visita do Mano, nosso eterno Rei Momo, que, ao saber que faríamos um evento musical se prontificou a oferecer seus serviços de iluminação, sem cobrar um centavo. Bacana que só, ele estava entusiasmado com o “Cidade Criativa” e também queria botar seu talento a serviço da comunidade. Para agilizar o Santa Roots, que acontece no dia 29 de agosto na Praça Santa Rita, também contamos com o apoio do Rinaldo Brandão que entendeu as limitações do projeto e nos concedeu um desconto bacana, aos irmãos Nogueira e banda que têm nos orientado o tempo inteiro para que a coisa saia como previsto, ao Chico Ceará e ao Zé Hélder que adoraram a proposta a se apresentarão com um cachê reduzidíssimo e aos santa-ritenses Ricardo Abrahão, Ticiano Abreu, Caio Vono, Fernando Alemão, amigos da Lira Santa Rita e tantos outros que estão se empenhando pela iniciativa com um entusiasmo que você não acredita.

No Vale Music, novos exemplos de GRATIDÃO. Após a realização daquele evento impecável, pessoas que ali estavam para se divertir começaram a recolher os poucos papeis encontrados no chão e colocar nas lixeiras, sem que ninguém pedisse. De certa forma, elas também tomaram parte no movimento e deram início a uma cultura bacana em nossa comunidade: a cultura da sustentabilidade.

Naquele mesmo evento, notei a presença de atores e atrizes que integrarão o musical Hair. Esse espetáculo merece uma atenção especial, já que é resultado da integração de quatro núcleos artísticos locais (teatro, música, dança e canto), em torno de um mesmo projeto. Com tantos pontos de vista diferentes, essas pessoas se uniram em torno da iniciativa e devem realizar um show incrível no dia 30 de agosto.

E se o assunto é mesmo GRATIDÃO, não poderia deixar de citar a humildade do prefeito em torno de uma iniciativa em que seu apoio tem sido fundamental. A todo momento, tenho notado a presença das Secretarias e seus líderes, com uma discrição incrível. Enquanto o movimento corre sob a supervisão do vice-prefeito, Jeffinho colocou suas Secretarias a serviço do projeto e abriu todas as portas para que o trampo flua com facilidade. Como não sermos gratos por isso? Falo o mesmo dos diretores das escolas e faculdades, dos representantes de classe e de tantos outros que têm se empenhado em torno da causa.

No mais, essa integração toda, capaz de unir Ride Palhaço e Democráticos em torno de uma mesma ideia irá transformar a cidade em algo que, nesse exato momento, não conseguimos mensurar. Meio sem saber, estamos empregando a mesma essência cooperativa que tirou a cidade do pântano no século passado, que transformou nossa comunidade em referência internacional em tecnologia e que, agora, está prestes a nos colocar no rol das comunidades onde a cultura e as artes são levadas a sério. A todas essas pessoas da qual tenho orgulho em dividir a existência e que botam o LEGADO muito além da grana,  minha sincera GRATIDÃO.

(Por Carlos Romero Carneiro)

Um comentário: