quinta-feira, 14 de maio de 2015

A garra de Dona Bernadete (Por Danlary Tomazini)

Querida Dona Bernadete!

Adorei conhecê-la! É uma pessoa muito especial. Daquelas com quem todos deveriam conversar, ao menos uma vez na vida, para ter o prazer de rever os próprios conceitos e ouvir, mentalmente, a sua risada gostosa, capaz de  espantar qualquer tristeza.

E pensar que risada tão boa vem de uma pessoa que sofreu tanto, nos últimos anos! Enfrentar a descoberta de um aneurisma, sofrer um AVC durante a retirada do mesmo, acordar depois de 18 dias em coma, sabendo que, dali para a frente, teria novas coisas para aprender e dificuldades para superar. Admirei-me ao ouvi-la falar sobre a quantidade de pessoas boas que existem no mundo. Enquanto falamos que o mundo está perdido, a senhora conta como é grata por todos que passaram no seu caminho, como a mocinha no hospital que, carinhosamente, arrumava os seus cabelos, enquanto você não recuperava o movimento dos braços.

A senhora, sem dúvida, foi uma mulher à frente do seu tempo. Buscou independência sem descuidar do bem estar e da educação de seus três filhos – que tanto a amam - e ainda persistiu na busca do sonho de trabalhar em escolas. Durante 20 anos, na vida de quantas crianças a senhora já fez a diferença, heim?

Quando me recebeu de braços abertos em sua casa, acertou falar o meu nome na primeira tentativa e foi logo contando sobre os anos em que trabalhou no início da MCM, aqui na cidade, com uma patroa de nome diferente e, assim como o meu, derivado de junções mirabolantes (outra grande mulher, por sinal). Confesso que minha empatia foi instantânea e meu coração se apertou por não contar a verdade sobre o real motivo da minha visita.

Mas foi uma omissão necessária. Afinal, como parabenizar uma mulher tão querida que, durante seis anos consecutivos, foi homenageada pelos formandos do nono ano da Escola Luís Pinto, eleita a funcionária preferida dos alunos? 

Sem dúvida, a sua garra, determinação e amor de mãe representam muitíssimo bem o Espírito Maternal e contagia a todos que estiverem perto. Um feliz dia das Mães a você e a todas as mães Santa-ritenses!

Oferecimento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário