terça-feira, 13 de maio de 2014

Globo Esporte: Após grave acidente, jovem atleta de Santa Rita volta a se destacar no triathlon

Tainá se destaca no triathlon, que une natação, corrida e ciclismo (Foto: Reprodução EPTV)

Uma jovem atleta de Santa Rita do Sapucaí tem se destacado no cenário do triathlon nacional. Com apenas 18 anos, Tainá Desidério já foi campeã do X-Terra em 2009 e de uma das principais competições da categoria: o Troféu Brasil de Triathlon,e m 2010. Agora, a jovem se prepara para o desafio mais difícil da carreira, o Ironman 70.3, disputado em Miami, nos Estados Unidos.

Tainá sempre foi uma garota versátil. Ela começou com a natação quando tinha apenas 4 anos de idade e praticou esportes como vôlei e futebol. Com energia de sobra até para tocar violão, ela encontrou a soma perfeita no triathlon.

- Eu sempre gostei de natação, de pedalar e também de futebol, que envolve a corrida. No triathlon eu descobri que posso fazer as três coisas que eu sempre gostei em um esporte só - conta.
Tainá ainda tem energia para tocar violão (Foto: Reprodução EPTV)
No entanto, a principal vitória da jovem foi voltar a competir após um grave acidente. Durante um treinamento em setembro de 2010, a triatleta foi atropelada por um caminhão quando praticava o ciclismo na BR-459.

- Eu fui arrastada por uma boa distância no asfalto até parar. O que eu lembro é que foi um impacto muito forte - relata.
A tesoureira Patrícia de Cássia Gomes trabalha no centro de treinamento que patrocina Tainá e chegou ao local do acidente minutos depois. Ela encontrou a atleta ainda no acostamento da pista.

- Ela estava caída no chão, toda ralada. A bicicleta estava destruída e ficou compactada. Foi difícil vê-la de colete imóvel ali no chão - afirma.

O primeiro diagnóstico foi de paraplegia, perda do movimento das pernas. Tainá saiu do hospital de cadeira de rodas, mas um ano depois já estava de pé e retomando a rotina de treinamento.

- A primeiro prazo era difícil voltar a competir. Foi um choque muito grande, mas desde o começo eu sempre falei para os médicos que eu ia continuar competindo, nem se fosse de cadeira de rodas - destaca.

O Ironman 70.3 acontece em outubro e terá cerca de 8h de competição. Serão dois quilômetros de natação, 80 quilômetros de bicicleta e 21 quilômetros de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário