terça-feira, 27 de maio de 2014

Chegou a hora de barraquear... (Por Danlary Tomazini)

E chega meio-dia com pompa e circunstância. Os sinos badalam muitas vezes, só que agora acompanhados dos nada discretos fogos de artifício. É tempo de parar, refletir. Alguma coisa está mudando e resolvi espiar. O cheiro é de preparação, madeiras novas se transformando em estruturas, fios de energia espalhados por todos os lados, ingredientes sendo cortados e cozidos, sacolas cheias de produtos ainda embalados. Aos poucos, a paisagem ganhou cores novas, o azul e laranja predominaram e o rio ficou escondidinho, deixando aquela rua – sempre pacata – com ares novos, cheia de pessoas com feições e histórias diferentes. 
Da noite para o dia um pedaço da nossa cidade foi tomado e se transformou em outro mundo. Fiquei admirada em encontrar barracas funcionando e aproveitei para bater papo com os “barraqueiros” que estavam mais solícitos e simpáticos que o costumeiro.Afinal de contas, no primeiro dia de montagem, ainda há resquícios de tranquilidade, sem a circulação da tradicional e esperada freguesia. 

Conheci o Sr. Ciro, 68, meu conterrâneo lá do Paraná, que hoje mora em Congonhal e, há 33 anos, participou pela primeira vez da festa com uma pequena barraca de churros e pastel. Desde então, tem em Santa Rita destino certo todos os anos. A barraca cresceu, os pastéis deram lugar a maravilhosos doces, todos preparados com capricho por sua esposa, D. Emiko, 63. Conheci também o Marcelo, 37, que tem a mãe, D. Lourdes, como braço direito na hora da correria que é trabalhar durante a festa, vendendo as desejadas meias e artigos de inverno. Marcelo se diz ‘grávido’ do segundo filho, Daniel, e deixou a esposa gestante de seis meses em Belo Horizonte, onde moram, enquanto trabalha nesta temporada. 

Entre um quitute aqui e um “boa tarde” ali, ouvi muitas histórias, contei outras tantas e o que era para ser um simples passeio em busca de inspiração, acabou se tornando um bate-papo quase que de velhos conhecidos. 

É bom saber que já é tempo de Festa em Santa Rita. Chegou a hora de “barraquear”!

Oferecimento:

Um comentário:

  1. Filha, estou feliz com mais esta sua participação no Empório de Notícias - Jornal super respeitado da nossa cidade.
    Mais uma vez mostrou a guerreira que és. Mesmo diante das batalhas que está enfrentando, escrever para você não foi nenhum obstáculo.
    Sempre dinâmica!
    Ficou uma matéria deliciosamente barraqueana de se ler.
    Parabéns minha Princesa!
    Sua sempre mamis
    Lauir Gonçalves

    ResponderExcluir