quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Santa-ritense conta como a Yoga mudou a sua vida

Durante minha graduação em fisioterapia, tive a oportunidade de participar de uma aula experimental de yoga.  Eu já tinha ouvido falar a respeito, mas não tinha muita ideia do que era e o que se fazia. Para mim, era algo relacionado à meditação ou pilates. Quando tive o meu primeiro contato com o yoga, percebi que além das posturas físicas e dos benefícios ao corpo serem bem parecidos com o pilates, existia algo além.Foi uma aula excelente, não consegui tirar aquilo da cabeça. Queria conhecer mais e comecei a pesquisar. Como costumo dizer, nada é por acaso e tudo, no final, sempre acaba fazendo sentido.
Antes de me formar em fisioterapia restavam algumas dúvidas em relação ao que fazer. Um belo dia, uma tia resolveu me presentear com um livro que achou que seria interessante para mim, já que estaria prestes a me formar. O nome do livro era “Hatha Yoga”, do Prof. Hermogenes.

Comecei a leitura e ali surgiu uma paixão. Era realmente tudo que eu queria. Aquela aula que ficou gravada na memória veio à tona e a decisão foi tomada: aprender e ensinar yoga.

Quando conclui o curso de Fisioterapia, resolvi realizar um dos meus maiores sonhos: sair do Brasil e conhecer o mundo. No ano passado, fui para Irlanda estudar inglês e trabalhar. Desta vez, a vida colocou no meu caminho pessoas que que haviam feito yoga na India. Decidida e focada, investi toda minha energia em fazer o mesmo que elas.

Nesse período também fui incentivada a fazer outro curso em que sempre tive interesse: o Reiki. Ao concluí-lo na Irlanda e após morar um ano lá, parti para um país diferente e cheio de surpresas. 

Sozinha, a India me trouxe muito aprendizado e grandes amizades. Foram dois meses e meio muito intensos. Na cidade de Rishikesh, situada próxima à Nova Delhi, capital da India, tive oportunidade de ser iluminada por aulas diárias de yoga, quatro horas por dia. Lá, eu fiquei, por um mês, exercitando meu corpo e minha mente, aprendendo a conviver em um mundo desconhecido, numa pobreza material extrema e com uma riqueza espiritual incomparável. 
Pessoas simples e de bom coração tinham como objetivo de vida a evolução espiritual. Isso abriu a minha cabeça e obtive um entendimento melhor, uma busca maior e mais profunda, uma busca interna. E é nisso que se resume a Yoga.
Após um mês em Rishikesh me senti preparada e cada vez mais apaixonada. Já estava na hora de realizar o curso de formação de professores em Mumbai, India. 

Depois de muitas buscas, fiz a escolha certa: optei pela primeira escola de yoga fundada no mundo, “The Yoga Institute”. Diferente de outras, o intuito é passar ao aluno a verdadeira filosofia do yoga. Em dez horas diárias de aulas, sendo as posturas físicas, conhecidas como asanas, apenas uma hora por dia, sobravam nove horas de intensa filosofia. No mundo materialista em que vivemos, sempre influenciados pela sociedade e sempre impulsionados a trabalhar arduamente para obter sempre mais, você se depara com uma filosofia que o impulsiona a seguir um caminho completamente oposto. 

O Yoga

O yoga é considerado uma terapia, aquele remédio natural que cura o estresse, alivia as tensões, tranquiliza, diminui a ansiedade, cura e previne doenças, traz concentração e equilíbrio mental, físico e espiritual, um corpo saudável e fortalecido, autoconfiança, amor próprio e mais  sentido à vida.

Essa felicidade tão procurada, que acaba sendo buscada em bens materiais, dinheiro, trabalho ou até mesmo em relacionamento pode ser encontrada na filosofia do yoga. 

Como o Yoga pode beneficiá-lo? 

O yoga faz você se conectar com você mesmo e perceber que as respostas para todas as perguntas e a solução de todos os problemas estão dentro de você. É essa conexão com nosso eu interior que o yoga oferece. As pessoas estão estressadas, com toda aquela rotina de trabalho, em cuidar da casa, cuidar da família, pagar contas. Tantos deveres que, no final do dia, a única coisa que querem é uma cama confortável para descansar o corpo. Talvez o seu corpo descanse realmente depois de uma boa noite de sono, mas como você descansa a sua mente?

Quero convidar todos vocês a participar e conhecer os benefícios que o yoga pode trazer. As aulas começarão no dia 4 de fevereiro, na 
LIFE ACADEMIA, todas 
terças e quintas-feiras 
às 6h30min e 20h. 
Contato: (35) 3471-3352 / (35) 9705- 8692
Namastê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário