quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tese de mestrado analisa origem do discurso empreendedor em Santa Rita do Sapucaí


Encontrar a origem do discurso que iniciou o processo de industrialização denominado, posteriormente, de Vale da Eletrônica. Esse foi o objetivo da tese de Mestrado do professor do Inatel, Elias Kallás. Com o título "Um estudo de caso sobre o discurso do empreendedorismo no Polo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí", o trabalho buscou em documentos históricos o exato momento em que a ideologia da industrialização e do empreendedorismo surgiu em Santa Rita do Sapucaí.
O professor Elias Kallás fez uma análise da origem do empreendedorismo de base tecnológica em Santa Rita do Sapucaí.
Durante as pesquisas, o professor encontrou um documento que registrava um depoimento de Sinhá Moreira concedido a Dom Vaz em 1963, quando o padre era diretor da Escola Técnica de Eletrônica (ETE). No depoimento, Dona Sinhá afirmava que seu desejo era que Santa Rita fosse conhecida não apenas pelas produções rurais, mas como um local de cultura. De acordo com o professor Kallás, esse é o discurso fundador, que mais tarde daria origem ao processo de industrialização denominado Vale da Eletrônica.
Apesar de o discurso ser de 1963, o potencial de mudança vislumbrado por Sinhá Moreira ocorreria, efetivamente, 25 anos depois quando o então prefeito, Paulo Frederico Toledo, conhecido como Paulinho Dentista, em parceria com um publicitário, criou o slogan: Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica. No mesmo período, após conversar o professor Navantino Barbosa, que era o diretor do Inatel nesta época, ambos decidiram que era preciso promover um evento que reunisse todas as empresas de base tecnológica que estavam surgindo. Com isso, foi promovida a primeira feira empresarial da cidade. "Essa interpelação foi fantástica. O Paulinho atuou como o porta-voz do processo revolucionário", comenta o professor Elias.
Para o presidente da Finatel, professor José Geraldo de Souza, que participou da banca avaliadora do trabalho, a tese cria uma identidade histórica para o Vale da Eletrônica. "A análise do discurso fundador faz emergir uma identidade para o Polo de Eletrônica. Essa identidade é mais do que um nome, é mais do que a descrição do processo, mais do que os resultados numéricos, é algo que explica e dá uma razão ao processo de industrialização de Santa Rita do Sapucaí", disse.
De acordo com o professor, o estudo aponta algumas problemáticas neste processo de industrialização, que serão analisadas em uma futura tese de doutorado. "O trabalho sugere que essa trama discursiva deixa sem resposta satisfatória o maior desafio deste Polo de Tecnologia: a inovação nas relações capital trabalho, paralelamente à inovação em produtos, serviços e processos", afirma Kallás.
O DEPOIMENTO
"Meu sonho era fazer com que a escola de eletrônica fosse um lugar que mudasse a cidade; a cidade deixasse de ser uma cidade provinciana ligada ao café e ao leite. Santa Rita tem que ser uma cidade do futuro". Este é o depoimento de Sinhá Moreira que se caracteriza como o discurso fundador do Vale da Eletrônica. A passagem está publicada no livro, "A Revolução Micro Eletrônica, Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrônicas" de Francisco de Assis Queiroz. (Annablime; FAPESP, 2007)
O texto também relata a complementação da ideia, feita por Dom Vaz: "e uma cidade que se projete no Brasil, não por política ou por dinheiro – porque o pai dela foi fundador de bancos – mas que ela se projete no Brasil pela cultura, pela formação, sobretudo, do mundo do futuro, do mundo técnico. Era o sonho dela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário