segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições municipais em Santa Rita tem saldo positivo


As eleições municipais tiveram desfecho com uma vitória histórica de Jefferson Gonçalves Mendes sobre o representante do Partido Comunista do Brasil, Donizete Andrade. Com 87% dos votos válidos, o candidato eleito confirmou seu favoritismo em Santa Rita do Sapucaí ao vencer sua quarta eleição para prefeito. Ao finalizar este mandato, Jeffinho terá somado nada menos do que 28 anos de vida pública. Um feito que o coloca como um dos políticos mais bem sucedidos da história local.

Quanto à eleição para vereador, houve uma renovação quase total das cadeiras do legislativo: apenas dois vereadores (João Paulo Sampaio e Wagner Gamarra) conseguiram se reeleger. Acredita-se que esta tendência tenha sido ocasionada pelo clima conturbado da última gestão que teve como clímax a reprovação do Plano Diretor. A imagem dos vereadores ficou muito desgastada quando, após o término do prazo para análise do PDP, a maioria não propôs emendas e rejeitou o projeto sem quaisquer considerações. Tal comportamento suscitou um clima de instabilidade, o que pode ter provocado a rejeição em massa dos candidatos. Apenas Wagner Gamarra, que votou contra o PDP, foi reeleito.

Dos vereadores eleitos, todos são novos na política e, uma boa parte, desempenha trabalhos sociais na cidade, como é o caso de Miguel Caputo (Amoge) e José Márcio (Asilo). As três principais Instituições de Ensino, por sua vez, elegeram três professores para ocupar uma cadeira na Câmara: Aldo (FAI), Rinaldo (Inatel) e João Paulo (ETE).

Segundo alguns habitantes de Santa Rita, os eleitores souberam votar, mas é sempre bom estar atento a eventuais deslizes: “É comum acontecer de um ou outro vereador se preocupar apenas com a renda que irá obter no decorrer de seu mandato. Cabe aos bons vereadores, não entrarem na conversa mole deles, fiscalizarem as ações de seus colegas e garantirem que os nossos direitos sejam defendidos.” – afirmou um cidadão que preferiu não se identificar.

Uma vez terminada as eleições, espera-se que prefeito, Paulo Cândido, não abandone a cidade no final de seu mandato e que forneça um mínimo de infraestrutura esperada pela população, como limpar as vias públicas, recolher o lixo, consertar os inúmeros problemas de calçamento e retirar os cães das ruas. Aos vereadores em fim de mandato, esperamos que aprovem corretamente o Plano Diretor Participativo, com a certeza de que estão sendo fiscalizados de perto pela população e de que serão responsabilizados mediante algum tipo de omissão. Em suma, queremos que a nova Câmara de Vereadores desempenhe uma excelente gestão e que o prefeito assuma o Paço Municipal em condições de nos fornecer a qualidade de vida que merecemos. 

(Carlos Magno Romero Carneiro)

7 comentários:

  1. Não só aos vereadores, mais também a quem neles votaram, muita responsabilidade em zelar por nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Com Labruna? Sem instrução nenhuma..

    E Baldoni? Que já deitava e rolava na prefeitura, imagina agora. Votos em troca de IPTU


    Isso aí Santa Rita, pior do que tá não fica.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Carlos! Sua releitura crítica e política sempre é esclarecedora. SRS merece um executivo que zele pelo bem do povo e da cidade, onde esse povo habita. Alguns eu conheço. Espero que "não se distraiam" e percam o objetivo do mandato popular...

    ResponderExcluir
  4. To ficando fã dessas suas análises! Continue que ta legal
    Abs
    Letícia Ribeiro.

    ResponderExcluir
  5. Conterraneos. E hora da populacao se tornar mais ativa. Espero que o novo prefeito e a nova camara possa honrar o nome da cidade e realizar trabalhr alinhados com o desenvolvimento e melhoria de uma maneira geral de nossa amada cidade.
    Mas o que tenho dito a amigos que moram em SRita e que nao adianta SOMENTE cobrarmos o executivo e legislativo, temos que atuar. E nossa responsabilidade zelar pela cidade, pela limpeza, pelo respeito ao patrimonio publico, em protestar quando algo esta errado e ajudar em projetos em todos ambitos.
    Uma cidade CIVILIZADA com cidadaos ativos se transforma, e e isso que espero de Santa Rita e do nosso povo nos proximos anos.
    Marcos Souza (Praxeds e Prof Terezinha)
    Leitos assiduo do Emporio.
    Abracas!

    ResponderExcluir
  6. Queridos conterraneos. Agora e colocar a mao na massa. Nao podemos somente depender que o novo prefeito e sua equipe bem como os vereadores facam sua parte. Nos , cidadaos, temos nossas obrigacoes e atuar de forma constante para o desenvolvimento de nossa cidade.
    Temos que participar ativamente do dia-a-dia de nossa cidade, zelar pelo patrimonio publico, agir em momentos de deslizes e atuar junto a camara dos vereadores e fiscalizar o que o executivo e legislativo estao fazendo em nossa cidade.
    So assim conseguiremos construir uma Santa Rita melhor.
    Boa sorte aos novos eleitos e que a populacao tome as redeas do desenvolvimento de nossa cidade.
    MArcos Souza (Praxeds e Prof. Terezinha) , leitor assiduo do EN.
    Abracos

    ResponderExcluir
  7. E o Gamarra vai ter ter uma Sala Especial no Condominio da Rua das Rosas???

    ResponderExcluir