quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Professores da FAI participam do programa “Fapemig no interior”


Nos dias 20 e 21 de agosto os professores da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, Aldo Ambrósio, Silvana Isabel de Lima e o diretor José Claudio Pereira estiveram presentes na edição 2012 do programa “Fapemig no Interior” realizado em Pouso Alegre. Pela primeira vez, membros do conselho curador da fundação se encontraram fora da capital mineira.
O encontro promoveu o debate e a divulgação de programas de desenvolvimento tecnológico e científico da região, identificação de demandas e sugestões da comunidade acadêmica, além de contribuir para a descentralização das atividades de ciência e tecnologia do Estado.

O diretor da FAI reafirma o objetivo da Fapemig para este encontro, conhecer as necessidades regionais e assim promover o conhecimento, a expansão e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Minas Gerais. “As formas de acesso aos recursos disponibilizados pela FAPEMIG e outros órgãos de fomento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I ainda são um tanto quanto misteriosas para as Instituições de Ensino e Pesquisa, principalmente as particulares, e aos seus pesquisadores (quando há pesquisadores nessas instituições)”. 

Sobre o envolvimento das instituições de Santa Rita, especificamente a FAI, José Claudio diz já possuir um bom ‘know how’. “Na média do Estado de Minas Gerais o nosso caso constitui-se uma exceção. Assim, a FAPEMIG criou o Programa FAPEMIG no Interior para aproximar a Fundação das instituições que demandam muito pouco os recursos destinados à Pesquisa, por não conhecerem os trâmites exigidos. A FAI, como beneficiária dos recursos da FAPEMIG com Bolsas de Iniciação Científica, BIDI, Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, FAITEC, etc., não poderia deixar de estar presente, mais para agradecer os recursos que já conseguiu do que para saber como acessá-los.

A Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A missão é induzir e fomentar a pesquisa e a inovação para o desenvolvimento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário