quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gripe suína provoca 16ª morte em Minas neste ano


A secretaria municipal de saúde de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, confirmou nesta semana uma morte pelo vírus Influenza A H1N1, que provoca a gripe suína. Uma costureira de 55 anos morreu no último dia 25, após quatro dias internada no Hospital Antônio Moreira da Costa. 

Segundo a coordenadora de epidemiologia Rosângela de Souza, a doença pode ter sido contraída no início de julho, numa viagem a Araraquara (SP). 

— Ela viajou sozinha e poucos dias depois apresentou sintomas da doença. Como o vírus circula no ar, é complicado determinar onde ela foi contaminada. Mas como nenhum parente apresenta sintomas e ela viajou sozinha para o interior de São Paulo, temos esta suspeita. 

A paciente foi internada no dia 21 de julho e realizou exames para detectar o vírus Influenza A H1N1 no dia 23. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou o diagnóstico nessa segunda (30). 

O secretário municipal de Saúde Luis Antônio Ribeiro explica que a costureira deu entrada no hospital com sintomas de pneumonia e forte gripe, e que mesmo com a medicação indicada o quadro evoluiu. 

Ele destaca este foi o primeiro óbito registrado na cidade em 2012 com estas características. Em todo o Estado, entretanto, já são 48 casos confirmados da doença, com 15 óbitos confirmados, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O órgão deve receber a notificação do caso em Santa Rita do Sapucaí nesta quarta (1º), quando a área técnica da secretaria divulga os dados da última semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário