quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relíquias descobertas no Livro do Tombo de nossa Paróquia

Há alguns meses, realizamos uma pesquisa no Livro do Tombo de Nossa Paróquia e tivemos contato com uma série de relatos importantes sobre a história de nossa cidade. Apesar de não ser o livro mais antigo, já que o primeiro desapareceu da igreja, estes documentos são também muito interessantes e contêm informações importantes sobre o cotidiano local, desde 1920. Acompanhe, a seguir, alguns relatos interessantes feitos por nossos párocos:
Santa Rita do Sapucahy – 10 de maio de 1920 – Vigário João Calazans Nogueira

“A Matriz é nova e ainda não foi concluída, possui boa construção de tijolos, porém o assoalho está muito estragado. Além da Matriz tem a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Nessa Igreja existe apenas o altar-mor, com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A igreja é de construção antiga, feita de madeira e ameaça ruína. Já a igreja de São Benedito, encontra-se em construção. Em outubro de 1919, adquiriu-se uma bela imagem de Nossa Senhora do Rosário, doação do Cel. Francisco Andrade e de sua esposa Dona Elisa Moreira Andrade. Em dezembro, adquiriu-se uma nova imagem do Divino e um presépio novo. Também ladrilhou-se a Matriz e fez-se o passeio da frente.”
26 de junho de 1928 – Documento assinado pelo Presidente da Câmara Cel. Francisco Moreira

“Estando ameaça ruir, a Igreja da Aparecida desta cidade, há necessidade de ser demolida. Por este motivo, venho em nome da Câmara Municipal solicitar demolição da mesma. A Câmara utilizará uma pequena área ocupada pelo terreno para alargamento da praça do mercado. Em troca, se propõe a doar uma área maior na Praça da Santa Casa para construção de uma nova igreja.”
8 de setembro de 1938 – Inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

“No dia 8 de setembro de 1938, com a presença dos Padres Pedro Samuel Cintra, Salustio Áreas, Augusto de Carvalho e do Monsenhor Calazans, ocorreu, às 8 horas da manhã, a bênção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, do “Hospital Antônio Moreira da Costa”. Um monumento de piedade erigido naquela “Casa de Caridade” pela Irmã Maria Geraldo, Superiora do Hospital. Na ocasião, o Rev. Vigário e o Dr. Elpídio Costa fizeram carinhosas observações à Irmã Maria Geralda e congratularam os santarritenses por aquele esplêndido melhoramento.”

28 de março de 1939 - Morte do Maestro Bernardino Baudino

“No dia 18 de março, faleceu em Santa Rita o ilustre Maestro Bernardino Baudino. Homem de raras virtudes, benquisto de todos. Sua morte foi motivo de grande consternação. Católico fervoroso, exemplar chefe de família e dedicado para as coisas de Deus, o Maestro foi um verdadeiro amigo. Nossa paróquia deve a ele muitíssimos favores já que sempre serviu, com a maior boa vontade, quando os serviços de canto e de música pediam sua colaboração. No dia 18 de março ocorreu na Matriz sua missa de corpo presente e quem oficiou a cerimônia foi o Mons. Calazans.”

Entre 1940 e 1941 - Aparelho de eletroacústica e carrilhão elétrico para a Matriz

“O Vigário instalou na Matriz este importante melhoramento, que muito compete para o brilhantismo do culto e facilitará a pregação da palavra de Deus. O aparelho em apreciação foi montado pelo técnico de Rádio, Sr. Felipe Contatori, auxiliado pelo Sr. Mário Baudino, moços inteligentes de Santa Rita. O equipamento consta de 4 auto falantes na torre, 4 no interior da igreja, 1 na sacristia; microfones no altar, no centro da igreja, no púlpito e no coro. A caixa de controle foi instalada na sacristia.”
22 de maio de 1943 – Festa de Santa Rita em benefício da Construção do Hospital Antônio Moreira da Costa

“Com desusado brilhantismo, realizou-se, em 22 de maio, a Festa de Santa Rita e seu saldo foi revertido à construção do Hospital Antônio Moreira da Costa. Foi festeiro o Doutor Edmundo Prado Moreira que se esforçou de uma maneira extraordinária, au-xiliado por diversas comissões.”
 
Asilo dos Pobres de Santa Rita

“O Pároco de Santa Rita, dirigindo atualmente a ‘Sociedade Filantrópica Santarritense’, organizou uma comissão afim de levantar junto à Vila dos Pobres socorridos pela sociedade, um Asilo de Inválidos, Casa de Direção, Capela, Refeitório, 3 celas para as Irmãs, farmácia, etc. A comissão ficou assim constituída: Presidente Cel. Francisco Moreira da Costa, Secretário Con. José Augusto de Carvalho, Tesoureiro João Luiz Vilela. Organizada a Comissão, iniciou-se a construção do primeiro pavilhão, planta do arquiteto José de Andrade e Silva. A construção deste prédio ficou a cargo de Odoni de Marchi por Cr$ 128.500,00, em 4 prestações.”
Imagem de Santa Rita e Urna

“No domingo de Páscoa, ocorreu uma solenidade extraordinária que marcou a recepção solene da ‘Urna com a imagem de Santa Rita morta’, vinda de Cássia, na Itália, para a comemoração de seu V Centenário. A imagem, confeccionada na Itália, foi feita em madeira, fac símile da urna com Santa Rita morta, em Cássia. Trouxemos também um hábito que, por exceção especial, fora colocado no corpo de Santa Rita, tornando-se uma preciosa relíquia. Juntamente com a imagem, foi adquirida uma preciosíssima relíquia “ex-assibus” conforme a autenticidade que será transcrita neste mesmo livro, mais à frente. Durante a solenidade, o povo foi convidado a buscar a imagem e a relíquia na Fazenda do Challet, propriedade da Família Moreira.”
 
Resultado do Recenseamento geral de 1960 (Oficial)

População da cidade         8.864
População rural                 9.858
Total                                18.322
População de Bela Vista  3.300


Santa Rita do Sapucaí – março de 1965 - Mulher que matou sete filhos

“Parece coisa de jornal e de cidade grande mas, infelizmente, aconteceu em Santa Rita. Neste episódio, não faltaram os boatos e também as reportagens. Aqui estiveram alguns repórteres, dentre eles de ‘O Jornal’ em 19 de janeiro de 1965, do Rio de Janeiro, com alguns senões, mas com a verdade. A coisa nasceu com as visitas das Legionárias da Legião de Maria, que vieram a descobrir que, na saída da cidade, na rua dos Marques, chegou-se a este absurdo incrível de matar sete filhos à medida em que foram nascendo. Eles foram sepultados no roçado onde trabalhava, na fazenda do senhor Olavo Marques. As autoridades tomaram providências ao nosso pedido e descobriram a verdade. O Promotor de Justiça, Joaquim de Araújo Porto, solicitou ao delegado regional, Dr. Décio Guerzoni, e aqui estiveram alguns investigadores. Ela confessou que fez aquilo por medo. Aos vinte e quatro anos, temia a reação dos pais e, disfarçando seu estado, a criança nasceu. Ela então a matou e a sepultou. Desde então, procedeu da mesma forma com os demais filhos. Ela estava à espera do oitavo.

A polícia constatou que a mulher, aparentemente, nada tem de anormal. Para eles, foi um ato de ignorância total. Ela é analfabeta e rude, tal como seus pais. Foram encontrados 4 corpos, de ambos os sexos. Segundo contam os legistas, algumas foram supultadas ainda com vida. Atualmente, ela conta com 34 anos de idade.”
22 de março de 1968 – Visita do Presidente da República

“Visitou Santa Rita, por algumas horas, o Presidente da República, Arthur Costa e Silva, para inauguração da Escola Técnica de Eletrônica e para paraninfar a primeira turma de engenheiros da Escola Técnica de Telecomunicações. A cidade, ricamente ornamentada, recebeu festivamente S. Excia., não faltando a presença dos escolares.”

(Por Carlos Magno Romero Carneiro)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário