domingo, 27 de novembro de 2011

Vale da Eletrônica completa 25 anos com faturamento de R$ 1,7 bilhão

Complexo é referência na exportação de produtos eletrônicos

O Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, completa 25 anos de existência nesta sexta-feira (25). O complexo reúne 142 empresas instaladas, que são referência nacional na exportação de produtos eletrônicos.

O complexo de tecnologia do Sul de Minas surgiu de uma escola fundada em 1959, a primeira voltada para a formação de técnicos em eletrônica da América Latina e a 7ª no mundo. A escola técnica foi uma revolução na época para a pequena Santa Rita do Sapucaí.

Até hoje, a proposta é a mesma. Atualmente, 73% dos alunos estudam na escola como bolsistas. Já são mais de 5 mil profissionais formados em 52 anos de história. Quem sai da escola, já tem caminho certo: o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), referência nacional e internacional em pesquisa e formação de profissionais da área de tecnologia, é o caminho direto para quem passa pelo primeiro estágio. O Inatel tem 1,4 mil alunos em cinco cursos superiores.

Com uma política de incentivos e profissionais preparados para o desenvolvimento de produtos eletrônicos, em 1986 o município criou a marca do Vale da Eletrônica para atrair investidores de outros cantos do país. A marca é uma analogia ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, o principal polo de tecnologia do mundo.
Hoje o Vale da Eletrônica tem 142 fábricas, gera 9,6 mil empregos diretos e tem um faturamento anual de R$ 1,7 bilhão. Tanto sucesso também começa a atrair o interesse de investidores estrangeiros. A Hitachi, uma empresa japonesa, fechou um acordo para comprar parte de uma fabricante de transmissores e componentes eletrônicos. É também em Santa Rita do Sapucaí que está a única empresa que fabrica as urnas eletrônicas usadas durante as eleições em todo o país.

Fonte: EPTV

Um comentário:

  1. Não sei quem escreveu a matéria que fala sobre os 25 anos do vale da Eletrônica. Apenas queria lembrá-lo já que faz referências várias vezes a uma escola que forma alunos com endereço certo para o INATEL,fundada em 1959, que o nome dessa escola é: Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, a ETE-FMC, onde tudo começou. Armando Lemes

    ResponderExcluir