quinta-feira, 14 de julho de 2011

Por onde andam os fundadores do BAR BUFFONETE?

Dois jovens alunos vindos de outras cidades para estudar Engenharia Elétrica no Vale da Eletrônica, cada um com sua família já formada ainda no início da faculdade. A necessidade de conseguir dinheiro para manter os gastos fez esses dois amigos se unirem: abriram um bar que virou ponto de encontro dos santarritenses na década de 80, o Buffonete. Os donos? Luiz Henrique Buffa, sócio-proprietário da Qualilan, e Mário Cesar Moreira, sócio-proprietário da Petcom, na época com o apelido de “Cotonete”. 

“Fizemos sucesso por muitos anos, podendo estudar e dar uma vida confortável para nossas famílias. Mas o mais gratificante era, a cada ano, ouvir dos formandos que nós fomos muito importantes para o bem estar deles. Muitas vezes emprestávamos dinheiro para passagens de retorno para as cidades de origem, além do financiamento da cervejinha”, relembra Mário.

Apesar do sucesso do bar, o foco dos dois amigos sempre foi, claro, a engenharia. E o lado empreendedor ainda iria levá-los longe. Após a faculdade, Mário foi trabalhar na Furukawa, em Curitiba, e foi ele quem indicou o amigo Buffa para uma vaga na mesma empresa, mas na sede em São Paulo. “A gente sempre foi muito unido. A “panela” que existe entre os ex-alunos do Inatel faz a diferença, um ajuda ao outro”, afirma Buffa. 

Com o passar do tempo os companheiros foram trilhando seus caminhos profissionais. Mário abriu a Petcom em 1990, como ele mesmo diz, “no quintal da minha casa em Campinas, sem nenhum funcionário”. Nove anos depois a sede da empresa foi construída em Cotia, com 60 funcionários. Os negócios cresceram e uma linha de produção foi montada em Santa Rita do Sapucaí e uma nova fábrica na cidade começa a ser construída este ano. A empresa atua na área de infraestrutura de redes ópticas e em sistemas de monitoramento eletrônico, já implantados em cidades como Mogi das Cruzes e Belo Horizonte.

Buffa está à frente da Qualilan, distribuidora autorizada da Furukawa, e oferece soluções para infraestrutura de redes e telecomunicações. Em abril, a empresa completou dez anos e, além da matriz em Campinas, conta com uma filial em São José dos Campos. De acordo com Buffa, a empresa, que está no processo de certificação ISO 9000, deve registrar 20% de crescimento este ano.

Esta matéria é um oferecimento de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário