terça-feira, 15 de março de 2011

Plástica para virar anjo

Fui parar no hospital por causa daquelas picanhas gordinhas, regadas a sal grosso,  do queijo assado, da linguiça com provolone e muita cerveja. Por causa também da leitoa pururuca de sabor delicioso e cheiro atraente que o Natal trouxe. Tudo bateu no coração e entupiu uma coronária. Dr. Eduardo Moreira inventou um nome bonito para o exame que eu deveria fazer em Pouso Alegre: cinecoronariografia. Eita nome chic... Foi interessante acompanhar pelo monitor do aparelho, como espectador interessado, o procedimento do cateterismo, ver o coração pulsar com suas paredes cheias de artérias, umas grossas, outras finas, e o sangue caminhar silencioso como um grande rio cheio de afluentes irrigando campos e planícies.

De repente, lá no meio de tantos rios, um deles estava estrangulado, afunilando-se como se uma avalanche o obstruisse. Estava detectado o causador da pressão no peito que tanto me sufocou.

Era preciso levar uma escavadeira até o local, fazer uma limpeza e desobstruir a estrada. Imaginei a colocação de um robozinho minúsculo, com garras na ponta, que caminhasse até a barreira que tinha deslizado e colocasse todo o entulho numa caçamba para jogar fora. Na última vez que fui a Aparecida visitar a Mãe querida, tinha havido desmoronamento na serra de Piquete e foi assim que eles desobstruíram a pista.

O Dr. Alan Nascimento, também meu ex aluno no Sinhá Moreira,  explicou-me o procedimento; uma pequena mola seria levada até ao ponto de estragulamento, sendo ai destravada para aumentar o canal da artéria. Acompanhei pelo monitor esse delicado procedimento e fiquei surpreso e alegre quando a artéria, assim num repente, retornou ao seu calibre normal. Estava de coração novo. Nova vida e novos hábitos alimentares. Adeus picanha, adeus gorduras...

Minha neta me perguntou o que é angioplastia e eu lhe disse que é a plástica para ficar anjo. Ivon, o anjo. Bonito, né?

Durante os dias hospitalares e agora em casa, tenho recebido muitas orações e visitas de amigos.
Ah! Como é bom ter amigos e sentir a força de suas orações. Agradeço a todos que se lembraram de mim, a todos que rezaram e torceram pela minha recuperação. Que Deus os abençoe muito e que Maria Santíssima os envolva em seu manto de amor.

Agradeço de modo especial aos meus ex-alunos, médicos e ao corpo de enfermagem. Vocês são nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário