sábado, 13 de novembro de 2010

Novidades fazem Vale da Eletrônica virar referência mundial

Você já pensou em ter em casa um monitor de TV em três dimensões que não precisa de óculos especiais? Ou quem sabe uma torneira automatizada que funcione sem precisar de nenhum toque? Ou ainda um aparelho que lhe permita acessar a internet, assistir filmes em DVD ou Blu-ray, gravar programas da TV e ainda ter um uma economia de 82% de energia? Pois saiba que essas tecnologias não só são possíveis, como são nacionais e estão sendo desenvolvidas em uma pequena cidade do Sul de Minas: Santa Rita do Sapucaí.
A cidade, de pouco mais de 37,3 mil habitantes, respira tecnologia. Tanto que foi apelidada de “Vale da Eletrônica”, uma referência ao “Vale do Silício”, que fica nos Estados Unidos. Hoje o parque industrial de Santa Rita do Sapucaí reúne 141 indústrias de tecnologia e emprega 9,5 mil colaboradores. As empresas são responsáveis pela fabricação de cerca de 12 mil produtos nas áreas de eletroeletrônica, telecomunicações, radiodifusão, informática, entre outros.
Crescimento
A região de Santa Rita do Sapucaí já se dedica ao desenvolvimento de produtos eletrônicos desde a década de 1960, mas foi nos últimos cinco anos que a cidade se tornou reconhecida nacional e internacionalmente, principalmente pela fabricação da urna eletrônica brasileira e dos componentes de transmissão e recepção da TV digital. De acordo com o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica), em quatro anos o número de empresas instaladas e de empregos gerados quase dobrou. O faturamento delas cresceu 130% e já chega a R$ 1,15 bilhão.
A expansão do pólo industrial também pode ser observada no crescimento populacional de Santa Rita do Sapucaí. De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE, em 10 anos, o município registrou um aumento de 19,5% em sua população, com 6,1 mil novos moradores.
Terra de oportunidades
O destaque da cidade sul mineira na produção de eletrônicos tem atraído pessoas de várias partes do país. Um exemplo é o empresário Carlos Fernando Tenório Júnior, proprietário da Sairox Tecnologia de Equipamentos de Informática e Eletrônica LTDA. Ele optou em ir para a cidade em 2006 para fazer o curso de Engenharia Elétrica no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), apesar de também ter passado em faculdades de São Paulo (SP) e Blumenau (SC). Ele não só se formou, como abriu a empresa com um colega de faculdade com o apoio de uma incubadora. “Santa Rita é uma cidade muito boa para se trabalhar, ou melhor, para ser empreendedor, pois nós respiramos empreendedorismo. Aqui todos sabem um pouco que seja, mas sabem o que é ser empreendedor”, diz ele.
A empresa de Carlos lançou recentemente o “Midix – Media Center”, um equipamento que converge tudo o que é encontrado em uma sala de TV (ver no final da reportagem). Segundo o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, no Vale da Eletrônica uma empresa se desenvolve em decorrência do negócio de outra, o que estimula o surgimento de novas empresas e a formação de uma cadeia produtiva cooperada. “Mais de 70% das empresas terceirizadas partem da produção, o que gera espaço para novos empreendimentos ao mesmo tempo em que incentiva a especialização daqueles já consolidados. Cada item fabricado, por exemplo, envolve a mão de obra e produtos de 15 empresas”.
Novos rumos
De olho na expansão e nas exportações das empresas do vale da eletrônica, o Sindvel iniciou a abertura de escritórios no exterior para estreitar as relações com empresários de outros países. O primeiro deles foi aberto em Montevidéu, no Uruguai, e mais quatro agências devem ser inauguradas ainda este ano no Chile, no México, na China e nos Estados Unidos.
Em outubro, uma comissão de diretores e vários empresários de Santa Rita do Sapucaí estiveram na Ásia, visitando feiras em Taiwan e em Hong Kong para acompanhar o lançamento de produtos, designs e tendências de mercado. Eles também aproveitaram a visita para participar de uma rodada de negócios com representantes de empresas fabricantes de semicondutores, para viabilizar a compra de matéria prima direto do fabricante.
“A tendência de Santa Rita do Sapucaí para os anos de 2014 e 2015 é ser considerado pólo exportador de soluções tecnologias de produtos industrializados. Hoje, os produtos do município só perdem para outros países na questão do custo de produção, como é o caso da China, onde a mão de obra é muito barata. Hoje o mundo já conhece Santa Rita. Quando chegamos nas maiores feiras do mundo, as pessoas já sabem tudo sobre a cidade”.
Novidades
Algumas das novidades que citamos no início desta reportagem já estão disponíveis para venda ao público. Elas foram lançadas durante a 11ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica que aconteceu em setembro. Confira abaixo mais detalhes sobre alguns desses produtos:
Lâmpadas econômicas
A Sensotron Eletrônica lançou lâmpadas de LED que economizam mais de 50% da energia gasta com iluminação nas ruas e rodovias. O objetivo é reduzir o consumo pela metade com a substituição das lâmpadas fluorescentes convencionais. Além disso, as lâmpadas utilizadas em postes de luz nas ruas e rodovias têm uma vida útil de dois anos. Já as de LED alcançam 10 anos de utilização.
A empresa já começou o processo de fabricação e algumas unidades já estão sendo comercializadas.
Sensotron Eletrônica – (35)3471-7277
comex@sensocar.com.br
Banheiros Automatizados
A Tecrold Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos lançou uma torneira controlada por sensor de presença, válvulas eletrônicas para mictório e até um lavabo eletrônico com sistema antivandalismo. O funcionamento de cada produto é feito através de um sistema infravermelho, em que o usuário não precisa usar as mãos para abrir ou fechar torneiras ou tocar na válvula para acioná-la. Segundo o fabricante, os produtos foram desenvolvidos para eliminar falsos disparos de água e permitem um controle do tempo de uso.
Os produtos já estão disponíveis para venda.
Tecrold Indústria e Comércio de Equipamentos – (35)3471-4287
http://tecrold.com.br/
Monitor 3D sem óculos
A Tridelyt lançou um monitor com tecnologia 3D que dispensa o uso de óculos especiais. O produto é dividido em duas categorias: multi-view e single-view. A visualização em 3D é possível através de uma tecnologia óptica que permite mostrar imagens a apenas um dos olhos do espectador. Essas imagens possuem diferentes perspectivas que, ao chegar ao cérebro, são convertidas em uma imagem em terceira dimensão.
De acordo com o fabricante, a princípio o produto está sendo comercializado apenas para empresas que trabalham com propaganda, já que os monitores permitem uma visualização em três dimensões para grande número de espectadores ao mesmo tempo. O custo para fabricação desses equipamentos também é alto. Hoje um modelo de 42 polegadas é vendido ao preço de R$ 22 mil e as redes de televisão ainda não oferecem a tecnologia. Mas, é uma promessa para os próximos anos.
Tridelity – (35)3471-9379
www.tridelity.com.br
Convergência
O Midix é o lançamento da Sairox. Ele agrega as funções de um DVD ou Blu-ray Player, MP3 Player, acesso à internet, receptor de TV Digital e acesso a arquivos como fotos, músicas, imagens, entre outras funções, tudo diretamente pela tela do televisor. O produto ainda oferece uma redução de 82% no consumo de energia elétrica.
O produto já está disponível para venda no site da empresa.
Sairox – (35)3471-3049
www.sairox.com.br
Rastreador de pessoas
A Alarmes Santa Rita, que se dedica à fabricação de rastreadores e bloqueadores automotivos via satélite, lançou um rastreador de pessoas. Através dele é possível acionar socorro em caso de emergências, localizar indivíduos no meio de uma multidão, orientar a logística de transporte de políticos e celebridades, entre outras funções.
O produto está em fase de testes e ainda não há previsão de quando vai chegar ao mercado.
Por Lucas Soares - EPTV.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário