terça-feira, 5 de outubro de 2010

Silvestre Ferraz, a Rua da Ponte

Silvestre Ferraz é o nome oficial da “Rua da Ponte”, uma das mais antigas e movimentadas vias públicas de Santa Rita. Segundo a escritora santa-ritense Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, a homenagem foi merecida. “O nome de Silvestre Ferraz teve uma importância capital como parlamentar em prol do projeto para implantação da Estrada de Ferro do Vale Sapucaí (1887-1890), a primeira estrada de ferro a ser construída no sul de Minas”, relata a escritora no livro “Memória e Emoções”.
Silvestre Dias Ferraz Júnior era natural de Cristina (MG). Nasceu no dia 14 de abril de 1851 e faleceu em 1º de fevereiro de 1889. Importante líder político sul-mineiro, representou a região na Assembléia Legislativa Provincial de Minas Gerais, casa que chegou a presidir.
A rua que leva o nome de Silvestre Ferraz tem uma semelhança – talvez seja a única – com as casas legislativas: é um espaço da diversidade. As dezenas de casas comerciais da “Rua da Ponte” oferecem uma enorme variedade de itens. Há produtos para todos os gostos e idades.
Os belos prédios da rua Silvestre Ferraz sempre foram (e continuam sendo) ocupados por grandes comerciantes. Vários deles saíram da colônia libanesa, como Rezeck Salim Rezeck e Rafael Abdalla.
Vizinha do rio Sapucaí, a “Rua da Ponte” já foi castigada por muitas enchentes. Mesmo assim, todo comerciante que se preza quer se estabelecer por lá, onde deve ser possível ganhar dinheiro que nem água.

Por Jonas Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário