terça-feira, 5 de outubro de 2010

As vidas de José Adão

José Adão é a cortesia em pessoa. Um jovem senhor de muitas qualidades que leva a vida como tem que ser: na mais pura paz. Quem se depara com ele no hospital ou pelas ruas da cidade, logo percebe que as dores do mundo não diminuem a brandura deste grande personagem do cotidiano local. Convidamos você a desvendar as sete faces de José Adão. Um ser que é muito querido para ser um só. Conheça suas vidas na matéria de Jonas Costa.
 José Adão Ribeiro tem apenas 42 anos, mas já perdeu a conta de quantos ofícios exerceu. Ao se inscrever no site de relacionamentos Orkut, deparou-se com o campo “profissão”. Não teve dúvida: anotou “polivalente”. Acertou em cheio. Não há adjetivo mais adequado para sintetizar seu incrível acúmulo de habilidades das mais variadas.

A carreira profissional de José Adão começou cedo, quando tinha apenas 11 anos. Seu primeiro trabalho foi vender picolé. Na próxima profissão, lavava peças na oficina mecânica de um amigo. O auge de sua polivalência aconteceu em Juiz de Fora, na década de 1980, quando ele era soldado do 4º Grupo de Artilharia de Campanha.
 No 4º GAC, passou pelos cursos de serralheiro, marceneiro e bombeiro hidráulico. Na Bateria de Serviços, desempenhou as funções de arquivista, almoxarife, estafeta (mensageiro, no jargão militar) e cozinheiro. Depois de nove anos na artilharia, regressou a Santa Rita para outras lutas. Aqui tornou-se industriário.
José Adão foi recepcionista do Pronto-Socorro Municipal durante cinco anos e hoje atua como atendente na farmácia do Hospital Antônio Moreira da Costa. Boa praça, trata a todos com simpatia e atenção. Também se destaca pela elegância com que age, fala e se veste. Sempre garboso, Adão afirma que está à procura de uma “Eva”.
Mas ele nunca está sozinho. Na casa em que mora, na rua Treze de Maio, vivem ainda a irmã Marina e os sobrinhos Michael, Diogo e Marcela. Sem contar seu inseparável companheiro Beethoven, o cão da família, que também atende por “Betão”. O homem e seu melhor amigo sempre passeiam juntos pela cidade numa Brasília 1979, batizada de “Branca de Neve” por seu dono.
Nas horas vagas, Adão também é músico, artista plástico e poeta. Já foi até candidato a vereador. Modesto, ele diz que faz “pouca coisa”. Ao que parece, a simpatia é sua maior especialidade.
José Adão por ele mesmo:

Auto-retrato:

“Sou muito ao léu, sou light.”

Personalidade:

“Sou sempre eu mesmo, não um personagem.”

Ecletismo musical:

“Sou meio polivalente em termos de tema.”

Saudosismo:

“Sou de 1965, uma safra abençoada, uma geração de ouro.”

3 comentários:

  1. ESTE GRANDIOSO SANTARITENSSE, SEMPRE MUITO EDUCADO E ALEGRE, FALA COM PALAVRAS SUAVES É MUITO GENEROSO COM SUA VW BRASILIA TODA COLORIDA, UNICA NO BRASIL ME LEMBRO DELE NO HPS COM AQUELA MAQUINA DE ESCREVER QUE LEVAVA PARA FAZER FICHA, HE HE ADÃO UM FORTE ABRAÇO P/ VC, JOSÉ LEANDRO ROMERO

    ResponderExcluir
  2. deixo aqui um forte abraço ao amigo eex sd. Ribeiro da bateria de serviço onde fomos amigo de caserna em 1986, me lembro qu ele tirava serviço de telefonista e era sempre muito simpatico com todos .gostava de falar palavras bonitas, aos sabado a noite para se arrumar para ir aos baile ele experimentava todas as roupa de seu amario para ver qual ficava mais bonita e ficava em frente ao espelho dançando e as gomas de passar as fardas ate po de cafe ele colocava ,boas recordaçoes que voce continue esta pessoa especial ,alegre ,amigo e simples como te conhecemos um forte abraço do amigo de caserna sd. Francisco

    ResponderExcluir
  3. deixo aqui um forte abraço ao amigo eex sd. Ribeiro da bateria de serviço onde fomos amigo de caserna em 1986, me lembro qu ele tirava serviço de telefonista e era sempre muito simpatico com todos .gostava de falar palavras bonitas, aos sabado a noite para se arrumar para ir aos baile ele experimentava todas as roupa de seu amario para ver qual ficava mais bonita e ficava em frente ao espelho dançando e as gomas de passar as fardas ate po de cafe ele colocava ,boas recordaçoes que voce continue esta pessoa especial ,alegre ,amigo e simples como te conhecemos um forte abraço do amigo de caserna sd. Francisco

    ResponderExcluir