quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Coretos filhos de um mesmo pai...

No dia 30 de agosto, o santa-ritense Gustavo Kallás postou uma imagem intrigante em um grupo do Facebook. À primeira vista, parecia que alguém havia realizado uma obra que eliminava a antiga escada de nosso coreto para dar lugar a uma outra; mas não! Tratava-se de um coreto igualzinho ao nosso, construído na cidade de Mogi-Mirim. 
Se avaliarmos friamente os dois coretos, veremos que o nosso é muito mais bacana. Na certa, algum conterrâneo deve ter visto aquela escada torta e sentido falta de dois bons escorregadores! O fato é que a semelhança é inquestionável e podemos dizer, sem medo de errar, que são filhos do mesmo pai!

Veja o comentário do internauta Gustavo Kallás sobre sua descoberta: “Estive hoje em Mogi Mirim- SP, visitando minha tia e decidi compartilhar com vocês esta foto do coreto da praça da matriz de lá. Ele foi feito com a mesma planta que deu origem ao coreto de Santa Rita. Apenas a escada é diferente.”

Mesmo com todas as semelhanças, somente esta tradicional construção pode se dar ao luxo de ganhar enfeites luminosos no natal ou mudar de cor 75 vezes por ano. É que lá não há um artista capaz de misturar azul, vermelho, branco e cor de “abróbra” numa mesma peça ou pintar uma santa com monocelha. É ou não é um diferencial a ser considerado?

Sobre os comentários gerados em torno desse fato inusitado, internautas postaram opiniões:

Juliana Maciel: “Caramba.... eu nasci em Santa Rita, morei em Mogi-Mirim por 17 anos, voltei para cá, sempre frequentei os dois coretos e nunca reparei que são extremamente parecidos!”

Ademilson Ribeiro: “Eu ja toquei com a banda de Mogi-Mirin neste Coretinho!”

Depois de muitas hipóteses levantadas em torno do formato original do nosso coreto, chegamos à conclusão de que ele sempre foi assim e que, quando teve uma escada curva, era em uma construção anterior a essa, como vemos em uma fotografia abaixo.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário