quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Opinião: À espera de um milagre

Estava lá Sinhá Moreira, lendo os posts do glorioso grupo Povo de Santa Rita, vendo todo mundo reclamar que a cidade não tinha nada (Oh céus! Oh vida! Oh azar!) e pensou: vou criar uma escola! Ela desligou o computador e procurou pessoas que a ajudassem no projeto. Daí podem pensar: "Mas ela era cheia da bufunfa! O pai era banqueiro!" Mas quem pode negar que ela teve iniciativa? Com o professor de Itajubá, José Nogueira Leite, foi a mesma coisa. Ele passava horas jogando Candy Crush no seu iPhone quando teve a ideia de criar uma faculdade de engenharia. "Eureka!" - parafraseou Arquimedes! Como o pessoal de Itajubá curtia, comentava e compartilhava mas não agia, ele veio para Santa Rita, procurou a Sociedade dos Amigos da Cidade (quem participa?) e o Clube Feminino da Amizade e fundaram o Inatel. Uau! Instituto Nacional de Telecomunicações! Sonharam alto! 

Se Santa Rita teve, um dia, um hospital modelo, não pensem que foi obra do divino. Por lá passaram figuras como José Palma Rennó e Dona Conceição Rennó, também membros do glorioso grupo "Povo de Santa Rita" que ouviram as reclamações e partiram para o front! Dona Conceição, por exemplo, ia apagando todas as lâmpadas do hospital no final do expediente e até bordava as roupas de cama quando chegava em casa! Ela era rica, podia ficar em casa vendo Maria do Bairro, mas não esperava as coisas caírem do céu. Hoje, um outro grupo de pessoas vem queimando fosfato pra tentar descobrir uma forma de impedir que tenhamos que correr para Pouso Alegre quando precisarmos curar uma unha encravada. Cada um desses voluntários sabia que quando assumisse o rojão, um tanto de gente iria reclamar, jogar pedra na Geny, dar tapa na pantera, mas houve coragem para chamar a responsabilidade e manter o prédio em funcionamento.

A relação que existe entre a votação expressiva que Aécio Neves teve em Santa Rita e todas as obras empreendidas no Vale da Eletrônica, é que quem fica esperando o estado prover tudo são os cozidos e não os empreendedores. E nós somos empreendedores, não somos? Portanto, homens de pouca ou muita fé, se foi importante promover a cultura através do Cidade Criativa (que não é uma iniciativa da prefeitura somente, mas de todas as instituições da cidade), devemos olhar para outros pontos onde há carência de nossa contribuição e nos mobilizarmos em benefício do município. "Poupar o fôlego pra esfriar a sopa." - como dizia o reconhecido doutor Muela PhD. Se há outros pontos a ponderar, porque não nos mobilizarmos nessas causas, como essa turma que, ora trabalha pela cultura, ora pela saúde, mas que não fica à espera de um milagre?

(Carlos Romero Carneiro cutucou você.)

Um comentário:

  1. Excelente crônica, humor criativo e critico. Trinquei quando falou que José Nogueira ficava jogando Candy Crush kkkkk . Retratou a realidade

    ResponderExcluir