sexta-feira, 21 de março de 2014

Expectativa, conhecimento e aprendizado motivam os alunos da ETE FMC que concorrem na Febrace 2014

Na 12ª edição da feira que termina hoje (20/3) na USP, a escola técnica de Santa Rita de Sapucaí apresenta projetos inovadores na área da saúde
São Paulo, 20 de março de 2014 – “A Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) está sendo muito importante para o grupo. Estamos aprendendo a nos expressarmos melhor em público, a trabalhar em equipe, resolver problemas e ter mais responsabilidade. Pela enorme diversidade de projetos aqui presentes, estamos adquirindo muitos conhecimentos e enriquecendo nossas atitudes”, afirma a aluna Adriene Magalhães, da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, de Santa Rita do Sapucaí/Minas Gerais. Seu grupo é responsável pelo projeto “Avaliador Postural”, desenvolvido junto a fisioterapeutas, para facilitar avaliações médicas.

Esse é o décimo primeiro ano consecutivo que a ETE participa da Febrace com três projetos de alunos do 1º e 2º anos. O evento, em sua 12ª edição, apresentará 331 projetos (selecionados entre mais de 1.800 trabalhos inscritos) provenientes de 25 estados. A maior feira de ciência e engenharia da América Latina, voltada a estudantes pré-universitários, encerra-se hoje, dia 20 de março. Os projetos foram selecionados no ano passado na ProjETE, realizada há 33 anos na ETE FMC, instituição da Rede Jesuíta de Educação. Por ano, os alunos chegam a apresentar cerca de 200 invenções.

A ETE ainda expõe mais dois projetos, também ligados às áreas da saúde e hospitalar. Um deles é o Robô de Educação Hospitalar que, segundo a aluna Alessandra  Domiciano, foi desenvolvido, primeiramente, para a ProjETE (Feira de Projetos Futuristas), realizada na própria escola. “Estamos com muita expectativa, mas nosso foco aqui é apresentar a ideia e divulgar o projeto. Gostamos muito de explicá-lo para os visitantes e sentir sua reação. As crianças se encantam e logo vêm brincar com o nosso robô. Já as professoras, gostam dele por conter jogos educacionais”, explica Alessandra.

O terceiro projeto é o Druggist Dispenser, projetado para evitar o desperdício de medicamentos em hospitais. Com um armário ligado a um aplicativo de tablet, os médicos prescrevem os medicamentos necessários e através de um código de barras na pulseira do paciente é possível liberar os remédios.

“A Febrace é fundamental para esses alunos que estão começando a vida profissional. A importância é que eles aprendem como desenvolver um projeto técnico e cientifico. Aqui eles têm essa visão do que está acontecendo em todo o País, nessa área.”, diz o Prof. Fabio Teixeira, que acompanha e orienta os alunos nessa importante conquista. “A gente trabalha com bons projetos, e aqui tem outras ideias que estão concorrendo de igual pra igual com a ETE.”, finaliza.

Só em 2013, a ETE FMC conquistou sete prêmios na Febrace, entre 331 projetos finalistas. Os projetos da Cadeira Ortostática Dinâmica - C.O.D. e do coração artificial Heart Solution empataram em 2º lugar na categoria Engenharia (geral) e receberam prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc, dos Estados Unidos. A cadeira também recebeu menção honrosa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Os resultados dos projetos premiados em 2014 serão divulgados ao final da feira. Mais informações no www.febrace.org.br

Projetos da ETE FMC na 12ª Febrace:

-Druggist Dispenser
Alunos: Elen Cristina de Oliveira Salustiano, Francine Cássia Machado Fonseca, Giovana Floriano da Costa, Guilherme da Silva Vilela de Almeida
Aplicativo para tablet (por meio de touch-screen) com sistema operacional Android, que controla a liberação de medicamentos em hospitais.  

 -Avaliador Postural
Alunos: Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ana Beatriz Simoes Fontana, Luís Guilherme de Freitas Sousa e Pedro Paulo de Sousa Lima
Equipamento que monitora a postura do paciente durante sessões de fisioterapia.

- Robô de Educação Hospitalar
Alunos: Alessandra Carolina Domiciano, Ingrid Alves de Paiva Barbosa, Jaíne Cássia Fonseca Amaral e Pedro Manoel César Moreira.
Robô que interage com crianças hospitalizadas, por meio de jogos educativos.
           

ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” - referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) - de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário